.
.

sábado, 28 de abril de 2012

O amor de Deus para com os humildes...

O amor de Deus para com os humildes revela a Sua enorme grandeza...












Deus exalta-se em amar o órfão, a viúva e o estrangeiro e a nós pecadores.
Da mesma forma, aos que têm prazer em amar, louvar e enaltecer a grandeza de Deus, denota-se o seu amor para com os desfavorecidos e os necessitados.
Deus é sobre todos e todas as coisas. Ele reina sobre todos. Ainda assim, Deus "não faz aceção de pessoas, nem aceita suborno". Fazer aceção de pessoas é um tipo de suborno, não com dinheiro, mas dando um tratamento privilegiado.
Deus trabalha em favor daqueles que não podem pagar subornos para conseguir justiça, nem têm como sobreviver, nem como se defender, como o órfão, a viúva e o estrangeiro.

"Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito". 
 Deuteronómio 10:19



Deus age em nosso favor, preenche e satisfaz-nos plenamente.
Quando, em humildade reconhecemos que nada somos, nem nada podemos por nós mesmos, assim como uma viúva, um órfão ou um estrangeiro, dependemos inteiramente da graça do maravilhoso Salvador, e seremos amados para sempre.

"A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações". 
Tiago 1:27

"Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus." 
Levítico 19:34 




Não somos salvos para apenas fazer o bem à sociedade e aos desfavorecidos. Mas essa também é uma evidência do amor e da abundante provisão de Deus, em nossas vidas.

Sejamos cheios de amor pelos outros, entregando-nos nas mãos de Deus para fazer a Sua vontade e trazer honra e glória ao Seu nome.

"Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados." 
Provérbios 31:9 



Acima de tudo vamos viver em humildade diante de Deus, mostrando sempre gratidão pela maravilhosa e incompreensível graça de Deus, por cada um de nós.
Ainda que não possamos entender como pode um Deus tão grande e poderoso, vir até nós e amar-nos apesar das nossas falhas e pecados... vamos depender, buscar, confiar e viver segundo a Sua vontade.




Este vídeo mostra-nos de uma maneira divertida e percetiva a nossa incapacidade de entender o amor de Deus por nós...




Deus vos abençoe.

sábado, 21 de abril de 2012

Estamos vivendo os últimos dias...

Algumas das profecias do Apocalipse estão sendo cumpridas à frente dos nossos olhos... 



Em breve, atravez de todas as ações que estão a ser implantadas, a perseguição à igreja de Cristo aumentará, isto se Deus não nos levar antes...





Sabemos que o inimigo está determinado em destruir toda a humanidade, como nunca antes. E tem lentamente feito surgir várias maneiras de "apanhar" os desatentos e os desprotegidos, na sua teia mortal:



- usando-se da rebeldia da juventude, os adolescentes, jovens e jovens adultos são "apanhados" pelas cada vez mais variadas, químicas, potentes e escravizantes drogas



-usando-se da emancipação sexual e da promiscuidade crescente, homens e mulheres são "apanhados" pela vida noturna, pelo sexo livre, pelo dinheiro fácil da prostituição (comum ou via internet) e pelo uso da sensualidade para conseguir benefícios. 



-usando-se da procura crescente de distração e divertimento, até mesmo os crentes são "apanhados" pela imoral e decadente indústria do entretenimento, atravez dos filmes, séries, novelas, animações, músicas, clips, vídeos e da crescente vaga de redes sociais, com todos os seus meios. 

- usando-se da curiosidade humana pelos "segredos da vida", muitos são "apanhados" num imenso mar de notícias, sites, blogs, anúncios e pseudo-testemunhos, acreditando em velhas e novas erradas interpretações da Palavra de Deus, filosofias de vida, religiões para todos os gostos, pensamentos, teorias estranhas e ideias absurdas.

- usando-se do vazio que existe no coração do homem, ele usa a religiosidade de muitos para levá-los a crer em heresias atravez de aparições de demónios (como o da "virgem aparecida"), fazendo milagres e prodígios de engano. 

- usando-se das dificuldades financeiras consequentes da crise mundial, gerada pelos governantes e bancos mundiais (servos do inimigo), leva muitos ao ateísmo, pensando que não há Deus, nem solução possível para a crise, a não ser atravez da obediência cega às suas leis, acreditando que não vale a pena continuar a viver, por perder o poderio económico, a liberdade, os direitos, recebendo sanções e proibições sistematicamente. 

- usando-se da crescente criminalidade, leva-os a aceitar serem marcados para serem controlados e vigiados 24 horas por dia, atravez da implementação de um chip colocado por baixo da pele, de forma a serem monitorizados, impedindo todos de se juntar para adorar a Jesus, vivendo a partir daí numa prisão mental

- usando-se das chamadas "igrejas neo-pentecostais", geralmente ligadas à superstição e ao ritualismo pagão e criadas para gerar dinheiro explorando os seus membros, ele cria escândalos entre os seus membros e a sociedade, que tem levado a que a apostasia e a incredulidade aumente cada vez mais, até mesmo entre evangélicos. 

- usando-se do descontentamento crescente e do aumento das dificuldades financeiras, ele tentará denegrir a igreja de Cristo para a destruir, levantando-se contra ela, culpando-a de promover o ódio, o racismo e toda a sorte de preconceitos contra pessoas de outros credos e religiões, que tenham condutas de vida diferentes ou outras orientações sexuais, por proclamarem a Verdade da Bíblia publicamente.




Vários têm sido os avanços no desenrolar dos últimos tempos profetizados no Apocalipse:


- Barack Obama, presidente da América, aprovou uma nova lei sobre o uso de um microchip para 2013, que será obrigatório a partir de abril desse mesmo ano, sem o qual (primeiramente) ninguém na América terá aceso a cuidados de saúde e posteriormente a todos os serviços, transações e negócios. 
O objectivo apontado é a criação de um registro de identificação que permita um "melhor acompanhamento" de pacientes que queiram qualquer informação sobre a sua saúde. Esperado desde o final de 2004, conforme comprovado por um documento oficial da FDA (Food and Drug Administration) - "Administração que controla os Alimentos e os Medicamentos", datado de 10 de dezembro de 2004, em que se pode ler: "Transmissor por radiofrequência implantável para a identificação do paciente e informações relacionadas à saúde..." 
A implementação destes pequenos microchips é uma mera desculpa para marcar, estudar e controlar o ser humano, como nunca antes na história da humanidade. 
Em breve, sem o dispositivo, não se poderá fazer nada. Não será possível comprar ou vender, nem mesmo trabalhar. Todos os dados pessoais e movimentos de cada um ficarão guardados no sistema de controlo do governo e irão levar ao domínio mundial pela Nova Ordem Mundial, liderada pelo anticristo. 

- Assim como na América, a economia europeia está piorando a cada dia que passa. 

Os países europeus estão praticamente todos em bastantes dificuldades e, segundo o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, a Terceira Guerra Mundial já está a caminho. 

 

 - A elite mundial está mantendo a crise desde setembro de 2011, não a deixando explodir ainda, de forma a levar todos os países a se endividar, não somente a Grécia e Portugal, mas todos os países do mundo, de forma a perderem sua soberania. Assim, quando as rédeas da crise forem soltas, todos os países do mundo estarão com massivas dívidas ao banco mundial e, por consequência disso, irão ter de se submeterem ao controlo do emergente governo mundial, criado facilmente e sem contestação pelos cidadãos do mundo, devido às grandes dificuldades financeiras. (de «fimdostempos.net»)

 

- Fala-se de uma nova guerra contra o Irão, o que levará a que os povos muçulmanos fiquem ainda mais revoltados contra o mundo ocidental. 


- Prevê-se a queda acentuada do dólar americano, pondo em causa a continuação do poderio americano como super-potência mundial. 

 - O islamismo está em grande ascenção em todo o mundo. 

O chefe da ainda maior potência mundial, Barack Obama, com todos os seus atos e ataques à Bíblia e à igreja evangélica, tem confirmado ser muçulmano, apesar de disfarçado de cristão. 

O chefe da programação religiosa da cadeia de televisão BBC é um muçulmano confesso, o que tem levado a que todos os programas denotem uma preferência pelo Islão e uma rotura nos princípios e ensinamentos cristãos, nos programas que são exibidos.

Em menos de dez anos, Tony Blare, primeiro-ministro do Reino Unido, tem derrubando o cristianismo e elevado a religião muçulmana em todo reino britânico. Levado a que seja extremamente difícil fazer campanhas evangelísticas nas ruas, ou confrontar alguém com a Bíblia, evidenciando a sua situação de pecado, sob pena de multa e prisão.



Os tempos da opressão dos escolhidos estão para muito breve.  


"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis."
Apocalipse 13:1-18




Mas sabemos que se permanecermos n'Ele, estaremos debaixo do Seu abrigo e, ainda que algum mal nos aconteça, subiremos ao Céu onde o próprio Jesus nos espera ansioso e nos irá servir...


"Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar."
Jeremias 7:3 




Nada  fazemos por nosso próprio mérito ou valor, mas porque Ele se humilhou, sofreu e morreu em nosso lugar, mas ressuscitou para nos dar a Salvação!

"Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro."
IJoão 4:19 




Que Deus nos ajude a enfrentar as dificuldades e provas que nos trará o amanhã, tendo em vista a glória que nos está prometida ao terminar-mos a nossa carreira, olhando a cada dia para o nosso bom Salvador e Amigo Jesus!  




Este é o testemunho de uma jovem, filha de pais crentes em Deus, que sofreu perseguição, mas Deus a livrou da morte e deu um novo rumo à sua vida.



 Deus vos abençoe.

sábado, 14 de abril de 2012

O sumo exemplo no servir aos outros

Jesus deu-nos um exemplo inesquecível em como ser um verdadeiro servo.



Não houve maior demonstração de humildade e serviço que quando Jesus lavou os pés aos seus discípulos.

Na última ceia de Jesus com os seus discípulos, num extraordinário e inesperado ato de carinho, sabendo que seria a última vez que estaria com eles até que enfrentasse a cruz do Calvário, o Mestre cingiu-se com uma toalha à cintura e lavou-lhes os pés.

Jesus demonstrou-nos que, mais que ser servido pelos outros, todos devemos buscar ser servos uns dos outros, ainda que Deus nos tenha colocado numa posição de destaque, liderança ou poder.

O nosso bondoso Salvador sabia que o tempo do Seu tremendo sacrifício estava chegando. Ele sentia a hora a aproximar-se mas, ainda assim, quis deixar este último grande ensinamento aos discípulos.

Esta é uma verdadeira lição. E que grande lição, esta é para nós...
Ali estava Jesus, sabendo que um dos seus discípulos roubava dinheiro do grupo, conhecendo o seu coração e lendo os seus pensamentos que conspiravam contra Ele...
Mas, ainda assim, Ele tratou-o com o mesmo carinho, lavou também os seus pés, cuidadosa e delicadamente secou-os e partilhou da comida com ele.


Quando praticarmos boas ações para com alguém, possamos agir em humilde, com um coração servil e grato a Deus por tudo o que Ele tem feito, sido e dado a nós. Não esperemos gratidão ou retorno algum. A Graça de Deus dá sem esperar nada em troca.
Devemos alegrar-nos mais em dar do que em receber.


Mas mais difícil ainda é amar os nossos inimigos, os que nos maldizem ou maltratam.
Jesus, ainda que sabendo que o seu ato de amor não mudaria o coração de Judas, em humildade lavou os seus pés.

"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá."
Provérbios 25:21-22



Amando e servindo, podemos reconciliar com Deus e conosco mesmos, aqueles que estão afastados...
Vamos fazer aquilo que Jesus mesmo fez... Servir até mesmo aos que são nossos inimigos.


"Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."
"Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."
"Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar."
"Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava." 
"...Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto. Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.
E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite."
"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,

Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?

Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.

Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.

Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.

Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.

Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.

Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.

Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.

Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.

E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?

Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.

E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.

E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.

Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.

E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.

Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.

Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora.

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 13:1-35

Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,

Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?

Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.

Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.

Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.

Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.

Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.

Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.

Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.

Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.

E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?

Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.

E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.

E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.

Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.

E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.

Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.

Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora.

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 13:1-35
João 13:1-7/11-18/21-22/25-30/34-35


Sejamos nós também assim como Jesus...





Deus vos abençoe.

sábado, 7 de abril de 2012

A diferente "lógica" do nosso Deus

Quando as promessas de Deus parecem ser impossíveis de se concretizar em nós, por vezes desanimamos...

Mas muitos são os casos, narrados na Bíblia Sagrada, em que homens e mulheres de Deus foram postos à prova, aprendendo a vencer a incredulidade e a confiar, de todo o seu coração e com todas as suas forças, nas promessas do Senhor, contra quaisquer circunstancias e contrariedades que estivessem ou viessem a atravessar.



Sara esperou toda a sua vida que Deus curasse a sua infertilidade e lhe desse um filho.
Mas foi quando já não tinha esperança alguma de que isso acontecesse, pois já tinha envelhecido, estando numa idade muito avançada, que Deus disse que ela seria finalmente mãe.


"Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste. E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram. E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho." 
Gênesis 18:1-14




Moisés cresceu no palácio do faraó, foi educado pelos preceitos deste povo, era respeitado e amado pelos egípcios.
Mas ele apenas foi incumbido por Deus para a tarefa de falar ao faraó para libertar o Seu povo, depois de se afastar do Egipto, tornar-se foragido e de perder todos os direitos e privilégios naquele país.

Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio?

E a esta palavra fugiu Moisés, e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos.

E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.

Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,

Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar.

E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.

Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.

A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.

Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.
Atos 7:



"Aproximando-se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito; Até que se levantou outro rei, que não conhecia a José.
Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, a ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem. Nesse tempo nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai. E, sendo enjeitado, tomou-o a filha de Faraó, e o criou como seu filho. E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras. E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel. E, vendo maltratado um deles, o defendeu, e vingou o ofendido, matando o egípcio. E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam. E no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto, e quis levá-los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro? E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio? E a esta palavra fugiu Moisés, e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos. E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça. Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar. E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito. A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça. Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos."
Atos 7:17-36




Dorcas era apenas uma mulher que seguia a Jesus, que colocava a vontade de Deus acima da sua própria comodidade, partilhando tudo o que Deus lhe tinha dado, vivendo ao serviço dos outros. Costurava roupas, fazia túnicas, ajudava de coração, certamente com mantimentos e dinheiro, a todos os que precisavam, especialmente às viúvas.
Mas, ainda que pregando a Palavra e cheia de tão boas obras, Deus permitiu que ela enfermasse e morresse para que ao ser ressuscitada, o testemunho da sua vida e o milagre levasse à salvação de ainda mais pessoas, através dela.


"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva."
Atos 9:36-41




Paulo dedicou toda a sua vida a fazer aquilo que pensava ser a vontade de Deus, tentando acabar com todas as seitas que punham em risco a sua religião. Perseguiu, prendeu e matou muitos dos que, de coração sincero entregavam as suas vidas ao Senhor e seguiam os Seus maravilhosos ensinos.
Mas foi depois que Jesus teve um encontro com Paulo e que este foi transformado que Deus realmente o chamou até Si, para a Sua obra e o tornou num daqueles que ele antes perseguira.



"E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus."

E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
Atos 9:1-20
Atos 9:1-20



E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
Atos 9:1-2

Depois de todas as revelações e maravilhas que Paulo vira, para que não se tornasse arrogante e orgulhoso, Deus enviou-lhe um "espinho na carne", que lhe causava sofrimento sempre que falava sobre o que vira, ajudando-o a lembrar que, como qualquer outro ser humano, também tinha as suas limitações e fraquezas.


"Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe). Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou."
2Coríntios 12:2-11 








Por isso, não vamos viver tristes, nem revoltados por:


. não termos as capacidades naturais que outros têm,

. não possuirmos as posses materiais que muitos receberam,

. não termos a educação e o conhecimento de alguns,

. não termos os melhores meios e infrastruturas,

. termos perdido algumas das capacidades físicas ou mentais,

. sofrermos de doenças ou deficiências que nos limitam e impedem de fazer muitas coisas...


Por vezes, Deus permite que certas dificuldades e dores venham primeiro sobre nós, para depois nos poder usar totalmente, como Ele tanto deseja.
Isto acontece de forma a que nada façamos no Seu reino, pelas nossas próprias forças e capacidades, mas pela total dependência e confiança em Deus, no Seu tremendo Poder, pela unção que derrama sobre cada um de nós.



Ainda que estejamos atravessando lutas e provações, nunca nos esqueçamos de que Deus nos escolheu para sermos Seus filhos, sermos discípulos, onde quer que estejamos...


"Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas."
Isaías 1:17 
 
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo."
Gálatas 6:2  

"Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei."
Isaías 41:9 

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."
João 15:16





Nunca nos esqueçamos quem é Jesus, ainda que atravessemos o vale da dificuldade...
Não nos esqueçamos de testemunhar o que Ele fez e continua fazendo por nós, ainda que sob o calor do deserto das provações...


Vamos confiar n'Ele a cada momento, por toda a nossa vida!






Deus vos abençoe. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...