.
.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Deus é leal, verdadeiro e fiel.

Embora Deus abomine o pecado, ainda que nós caiamos e pequemos contra Ele e o Seu coração fique destroçado, sofrendo por nós, Ele não se afasta imediatamente, mas fica contendendo com o nosso coração, esperando que as circunstâncias que vierem à nossa vida nos levem a buscá-l'O novamente.

"Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso."
Lucas 6:36


Assim como nós que somos pais, lidamos com os nossos filhos pequenos que por vezes fazem birras, asneiras, dizem não gostar de nós e afastam-nos, assim também Deus pacientemente suporta todas as coisas que são resultantes da nossa imaturidade espiritual, amando-nos do mesmo modo, esperando que cresçamos no conhecimento d'Ele e "amadureçamos" no espírito.

"E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;"
Romanos 9:22

"Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus."
Romanos 15:5


O Seu amor é incondicional. Ainda que nos esqueçamos d'Ele, Ele nunca se esquecerá de nós!
Ele não é volúvel, não tem mudanças de humor, nem desiste de nós.
Deus é leal, para sempre fiel à Sua Palavra, que é viva a cada dia, poderosa para salvar o pecador e eficaz para transformar a humanidade perdida.

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."
Apocalipse 3:10

Não vivamos obcecados pela culpa, pois já foi levada por Deus quando Jesus suportou todos os nossos pecados sobre Ele, na cruz do Calvário. Em Sua força somos fortes, ainda que sejamos fracos em nós próprios. Contra as forças do mal nada podemos, mas Deus guarda-nos, protege e livra-nos, pelo Seu grande poder.

"Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,"
Gálatas 1:3-4
 

Se nos encontrarmos "sós", diante de um problema gigante aos nossos olhos, sem saída humanamente possível, lembremo-nos que o nosso Deus não tem limitações ou dificuldade em transformar a nossa realidade. Nada faz frente ao nosso Senhor, pois tudo foi feito por Ele, mesmo as coisas que nos magoam e afligem tornar-se-ão em bênção e alegria para a nossa alma...
Deus tudo pode e sempre deseja o melhor para nós!

"E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,"
2Tessalonicensses 2:16


Ajuda-nos a permanecer nos teus átrios, louvando, servindo e adorando a Ti, Senhor!
Precisamos da Tua ajuda, diariamente, para prosseguirmos em direcção ao céu. Por nós próprios nada conseguimos fazer de valor para Ti, mas em Ti somos mais do que vencedores e vivendo na Tua presença, ainda que muitas vezes afligidos, sempre seremos mais que felizes!

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;"
2Coríntios 2:3


Nós te amamos e desejamos fazer o melhor para Ti.
Obrigado, bendito Deus!!


Deus vos abençoe.

domingo, 30 de maio de 2010

Uma verdadeira atitude de louvor.

Como cristão, acredito que Deus tem um propósito em tudo o que permite que aconteça, inclusivamente a nível das igrejas evangélicas. Pode-se dizer que hoje em dia há uma igreja diferente para todo o tipo de pessoas, se não em Portugal (ainda), no mundo já é uma realidade.

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente..."
"Mas outros, por amor, ..."
"Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
Filipenses 1:15-19


Todos temos conhecimento da existência de alguns movimentos mais recentes no meio evangélico, que sendo muito liberais, defendem uma vivência cristã mais descomprometida dos padrões bíblicos e o protagonismo dos crentes no mundo secular, dentro do meio artístico, do espectáculo, político e afins.
Vejamos o exemplo do C.C.C. (centro cristão da cidade) e de Catarina Boto, concorrente aos "ídolos".

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
Mateus 6:24

"...buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça..."
Mateus 6:33


Não nos podemos esquecer dos artistas mediáticos americanos, que começaram na igreja (Baptista maioritariamente) e que usaram os conhecimentos musicais, de canto e de presença em palco como trampolim para uma carreira "de sucesso", no mundo.
Withney Houston (começou num grupo infantil na igreja, com 11 anos), Britney Spears (até aos 8 anos cantava no coral da igreja e participava no grupo de dança), Avril Lavigne (desde os 2 anos de idade que cantava no coral da igreja), Kurt Cobain (frequentava regularmente a igreja com um amigo até à adolescência), LeToya Luckett (que cantou com Beyoncé, cresceu cantando na Igreja Batista Brentwood local, onde tinha aulas de canto), Enya (é filha de uma cristã organista e vocalista na igreja).
Fonte: Wikipédia

Sabemos onde os levou, à maior parte dos referidos acima, a escolha de cantar para o mundo, em vez de servir a Deus:

- Suicídio (Kurt Cobain),
- Dependências por drogas e alcóol (Withney Houston)
- Imoralidade e loucura (Britney Spears)...


Seja como for, levar uma vida dupla, entre Deus e o mundo, conduz sempre ao afastamento de Deus, ao envolvimento na imoralidade e depravação do mundo e a um fim trágico.

"Os rectos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos."
Provérbios 16:17-19

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Tiago 1:27

Temos demasiados exemplos que lembram-nos que o nosso futuro com Deus é maravilhoso, mas sem Ele é catastrófico e nada neste mundo pode compensar ou substituir aquilo que Deus é e faz por nós.

Entristece-me quando substitui-se tempos de louvor a Deus, por cânticos modernos de celebração, onde o que mais conta é o ritmo e a música alegre, do que propriamente a mensagem do evangelho e a adoração ao Senhor.
Que não participemos de shows musicais, onde reina o barulho de instrumentos e vozes, a euforia do ritmo e o "salta e pula", mas possamos manter viva e constante a nossa atitude de louvor para com Deus.

"Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós."
1Tessalonicensses 1:5


Oremos pela nossa igreja, pelos líderes de louvor e todos os que estão na liderança, para que sejam sempre usados por Deus, para que as suas vidas estejam em constante comunhão com Ele, sejam regadas pela Sua unção e sejam dirigidos pelo Seu Santo Espírito no decorrer do culto. E que diferença faz, quando Deus é o que mais importa no tempo de louvor, e todos desejam honrá-l'O e glorificá-l'O de coração...

"...une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre."
Salmos 86:11-12

"Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas."
Salmos 9:1

"Louvar-te-ei com rectidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos."
Salmos 119:7


Embora não anunciado no blog, o evento "mais que música" reuniu vários grupos de cantores evangélicos, assim como o Pastor pregador Brian Houston (dos Hillsong Austrália) e tornou-se realmente num evento memorável.

 Apesar de não ter estado presente, tive conhecimento de algo marcante e muito importante que por lá aconteceu...
O Pr. Brian Houston, ao ver a banda do C.C.C., que mais parecia um grupo que ía actuar para os fãs, pela apresentação, vestuário e faixas que levavam, subiu ao palco para dizer algumas palavras...
Por outras palavras, pediu que descessem, se recompusessem e subissem novamente numa atitude de louvor e adoração a Deus, não de espectáculo e auto-promoção, mas para realmente glorificar ao Senhor.
O curso do concerto mudou então completamente o seu rumo. O que se fazia esperar como sendo mais uma actuação de um grupo, passou a louvor ao Senhor e levou à envolvência de toda a sala.


Graças a Deus por ter usado este pastor e ter levado a que o Seu nome fosse honrado e respeitado, exaltado e proclamado, mesmo numa igreja tão "liberal".
Deus é espectacular, no verdadeiro sentido da palavra!
Nada acontece por acaso.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Romanos 8:28


Deus vos abençoe.

sábado, 29 de maio de 2010

Deus retribui segundo as nossas obras.

Nos dias de Noé, os filhos de Deus afastaram-se d'Ele progressivamente.
Devido a envolverem-se com as coisas pecaminosas do mundo, depois de amornecidos, passaram a frios, casando-se com as formosas "filhas dos homens" que viviam longe de Deus.
Esses casamentos com "jugos desiguais" deram origem a que todos se esquecessem de Deus e começassem servindo e adorando os deuses pagãos desses povos.
Tristemente, Deus assistiu à perda de todos os Seus filhos e à formação de uma geração totalmente corrompida, rebelde e má, tanto em actos como em pensamentos, pecando constantemente contra Ele.

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente."
"A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra."
Gênesis 6:5/11-12


Pela dor que sentia ao ver a Sua obra prima, a coroa da Sua criação, completamente perdida na imoralidade e perdida no pecado, Deus arrependeu-se de ter criado o homem e planeou destruir todos os homens da face da terra, e com ele todos os animais e aves do céu.

"Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."
"...O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra."
Gênesis 6:6-7/13


Mas, no meio de uma geração terrível, houve alguém que ainda não se tinha esquecido de Deus.
Noé era um homem em que ainda ardia o desejo de servir e adorar a Deus, tentando cumprir a Sua vontade e buscando-O a cada dia.

"Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR."
"Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus."
Gênesis 6:8-9


Deus então fala com o Seu filho Noé e compromete-se em salvá-lo a si e à sua família, da destruição eminente que trairia sobre o mundo.

"Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo."
Gênesis 6:17-18


Como bom filho que era fez tudo quanto Deus lhe ordenou, suportando as dificuldades que a tarefa acarretava e todos os maus-tratos e humilhações que o povo da sua terra lhe fazia passar.

"Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez."
Gênesis 6:22



Deus não se esqueceu de Noé. Salvou-o do grande dilúvio, manteve-o seguro sobre as águas e fê-lo descer em segurança sobre o monte Ararate, quando as águas baixaram.
Noé não era um filho mimado e exigente. Ele sabia agradecer e ser humilde perante o grande Deus que o salvara de uma condenação terrível e isso tocou o coração do Senhor.


"E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão."
Gênesis 8:20-22


Deus mostra o Seu amor para com Noé e sua família, abençoando-a e fazendo-a dominar toda a terra. Também fez um pacto com Noé, comprometendo-se a não mais tornar a destruir o mundo com águas.

"E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues."
"E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. "
Gênesis 9:1-2

"E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra..."
"Então me lembrarei da minha aliança..."
"E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra."
Gênesis 9:12-16



Nos nossos dias, somos nós que continuando fiéis ao Senhor somos os "Noés", no meio de uma geração que se esqueceu de Deus e que ruma direita à condenação eterna.
Deus colocou a Salvação à disposição de toda a alma vivente, assim como com a arca, nos dias de Noé, mas o homem continua recusando e prefere continuar vivendo em seus pecados e delitos...
Segundo a obra de cada um, assim retribuirá Deus a cada qual.

 "A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra." 
Salmos 62:12

"Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho."
Jó 34:11

"Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa."
Salmos 28:4


Que possamos achar graça aos olhos do Senhor, assim como Noé. Precisamos andar com Deus, buscando-O a cada dia, louvando e tentando fazer a Sua vontade a todo o tempo, para que quando Deus vier buscar a Sua noiva, a eleita, sejamos achados dignos de subir com Ele, para as bodas do Cordeiro.

"O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar."
Rute 2:12

"Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba."
Salmos 31:23

"Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens."
1Reis 8:39


Deus vos abençoe.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Humilhando-nos diante do nosso Deus.

Quando amamos verdadeiramente a Deus temos sempre de fazer renúncias.
Renunciamos ao mundo e tudo quanto ele nos oferece, do tempo disponível para nós próprios, dos prazeres da nossa carne, do descanso, do sono (muitas vezes), tudo isto de forma a servi-l'O e a trabalhar para a Sua obra, fazendo o que estiver à nossa mão.

"Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo."
Lucas 14:33

"Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao SENHOR." 
Salmos 10:3

"Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá."
Ezequiel 18:21


Jesus afirmou que Deus amou verdadeiramente este mundo, e por essa razão, Ele entregou o Seu único e precioso Filho. O amor que Deus manifestou pela humanidade perdida implicou uma oferta e uma renúncia da sua parte. Ele ofereceu o que tinha de melhor e mais excelente, Aquele que amou antes da fundação do mundo. Fez um grande sacrifício para colocar a Salvação à nossa disposição, homens e mulheres que viemos a este mundo, sem perdão, sem rumo ou objectivo na vida, nem nada que nos preenchesse o vazio do coração.

"E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo."
João 12:47

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para connosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
Efésios 2:4-8


Quando somos obedientes somos humildes perante o Senhor e quando somos humildes somos obedientes à voz de Deus.

"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."
Tiago 4:10

"...exalta ao humilde, e humilha ao soberbo."
Ezequiel 21:26


Qual é o propósito de termos fé, se não formos humildes e obedecermos aos mandamentos de Deus, reconhecendo a nossa insignificância sem a Sua acção em nossas vidas?

Quando nos humilhamos diante de Deus reconhecemos que dependemos d'Ele, que Seu é o Poder e a Glória, e que sem Deus em nossas vidas somos apenas criaturas das Suas mãos, vivendo longe do Seu amor e paz, vazios e sós.

"O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra."
Salmos 147:6

"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Lucas 14:11

"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Mateus 23:12

"Porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."
Lucas 18:14


Devemos também ter cuidado em relação aos nossos sentimentos para com o nosso próximo.
Ainda que tenhamos razão em pensar mal acerca de alguém, devemos olhar primeiro para nós próprios. Quando lembramo-nos das nossas falhas, das nossas próprias limitações e actos que podem também levar os outros a pensar mal de nós, mudamos a nossa opinião acerca dos outros.
Sejamos humildes perante Deus e perdoemos aos outros da mesma forma como queremos que nos perdoem e aceitem. Deus deu-nos o exemplo, sacrificando a Jesus, antes mesmo de nós nos aproximar-mos ou procurar-mos a Ele.
Humilhar-nos passa por dobrarmos a nossa vontade, orarmos e buscarmos a Deus forças do alto para prosseguirmos para o nosso alvo, chegarmos ao céu, quando terminarmos a carreira.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
2Crónicas 7:14

"Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes..."
2Coríntios 12:11


"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte..."
1Pedro 5:6

"...porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias..."

1Reis 21:29


Continuemos rendidos a Deus e à evidência do Seu grande amor por todos nós, completa e inteiramente.Apenas vivendo para Ele seremos verdadeiramente felizes e satisfeitos, ainda que possamos continuar experimentando lutas e dificuldades. Mas com a ajuda de Deus tudo é mais fácil e nunca nada voltará a ser como antes, pois Ele nos libertou e transformou.Tudo o que mais importa é o Senhor e não nós.
Bendito é o Senhor, para todo o sempre!



Deus vos abençoe.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Apenas um poema de amor a Deus...

Devido ao muito trabalho que temos tido na preparação do dia especial para a criança, não tenho conseguido o tempo necessário para preparar uma nova mensagem, digna da vossa leitura...
Mas veio ao meu coração um sentimento em escrever um poema de louvor e adoração a Deus, porquanto Ele é tão grande, bom e magnífico, Todo-poderoso para nos livrar e tão amoroso por nós, que humilhou-se à condição humana, ao terrível sofrimento físico e emocional e à morte num lugar horrível, geralmente destinado apenas aos assassinos mais cruéis e impiedosos.



"Deus...
Levantas-me quando estou cansado,
não queres ver-me cair.
Animas-me se fico desanimado,
não me deixas desistir.

És a minha força e alegria de viver.
Em Ti, tudo é mais belo e a vida é um prazer.
Preciso mais de Ti, buscar,
pois é tão bom contigo estar.

Levas para longe a minha dor,
dás-me alegria para cantar.
Quão bom, Jesus, é ser teu,
sei que nunca só vou estar.

Eu te amo Senhor!
É tão bom ouvir tua voz!
Deleito-me no Teu amor,
pois Tu morreste por nós.

Mostraste a Tua grandeza,
atravez da humildade,
vindo ao mundo, Luz acesa
para salvar a humanidade!"




Deus falou ao meu coração atravez das palavras de duas músicas de um grupo de jovens inglês chamado "JESUS culture" (cultura de Jesus).
Cantam muitos versículos bíblicos, num forte louvor a Deus, onde sente-se o verdadeiro sentimento de adoração dos seus corações.
Deixo-vos um excerto da tradução de "Your love never changes" (O Teu amor nunca muda):




"Nada nos poderá separar do amor de Deus,
ainda que eu possa fugir.
O teu amor nunca falha,
Deus nunca muda."

"Ainda que chore de noite, a Tua alegria vem pela manhã.
Ainda que o mar possa rugir,
não preciso temer, pois Tu amas-me
e o teu amor nunca falha."

"Fazes com que tudo contribua para o meu prório bem!
Tu és o mesmo eternamente
O Teu amor nunca muda..."










  

Deus vos abençoe.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jesus, O grande e verdadeiro amigo.

Deus criou-nos com sentimentos, emoções, deu-nos a capacidade de amar e a necessidade de partilhar. Todos nós sentimos a falta de um amigo, de alguém com quem partilhemos as nossas alegrias, tristezas, vitórias e cansaços.
"O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial."
Provérbios 27:9

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."
Provérbios 17:17


Nos dias de hoje, cada vez é mais difícil encontrar alguém que possa dispor de tempo para alimentar uma amizade. Os empregos, os filhos e todos os nossos compromissos, com os seus horários, assim como os meios informáticos, o computador e a internet, gastam-nos demasiado do nosso precioso tempo.

Também a mentalidade da "nova era" ou o espírito do anticristo está tornando muitas das pessoas frias, insensíveis, calculistas, egocêntricas e manipuladoras.

"…os homens serão amantes de si mesmos, infiéis nos contratos, desobedientes a pais e mães, …”.
2Timóteo 3.1-5


Eis um exemplo daquilo que o inimigo consegue fazer às mentes do homem.
Num noticiário de uma estação de televisão inglesa, passou uma notícia terrível:

"Foram presos em Moscovo, uma avó (muitíssimo bem vestida) e um tio de uma criança de cerca de 12 anos, no momento em que procediam à venda dessa criança para extracção de órgãos, a troco de qualquer coisa como o equivalente a cerca de 60 mil euros.
Tal acto repugnante e horrendo, leva-nos à conclusão que a maldade humana não conhece limites, nem ainda que hajam laços de sangue."
Sábado 29 Outubro de 2000


O amigo verdadeiro revela-se, em particular, quando está ao nosso lado nos momentos mais difíceis das nossas vidas e mostra-se pronto em ajudar-nos nessas alturas.
É aquele que nos estende a mão e ampara-nos nesses momentos, e ajuda-nos a levantar quando caímos.


"Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-Poderoso."
Jó 6:14


São nesses momentos difíceis que conhecemos os nossos amigos verdadeiros. Aqueles que ainda que tenham dificuldades ou problemas próprios, esquecem-se deles mesmos para ajudarem-nos a nós. Eles dão-nos ânimo, incentivam-nos a prosseguir e até partilham daquilo que têm em sua própria casa, connosco.

"As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa."
"Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes."
Provérbios 19:4-6



Existe alguém que é O verdadeiro amigo, que nunca nos abandona e está sempre pronto a ajudar-nos.
Ainda que possamos ser bons amigos, falhamos nos nossos propósitos e nas promessas que fazemos, mas Deus nunca falha para connosco. Podemos confiar no nosso amigo verdadeiro.


"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."

João 15:13

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."

Apocalipse 3:20

“Dá-me, filho meu, o teu coração.”

Provérbios 23:26


Precisamos ser agradecidos pelo amor que Deus concedeu aos nossos amigos, para comosco e honrá-los, ajudando-os e sendo agradecidos por tudo o que fazem por nós.
Da mesma forma precisamos valorizar o grande AMOR que Jesus, o nosso verdadeiro amigo, nos tem e viver por amor a Ele, também.
Que toda a nossa vida esteja nas mãos de Deus, para guiar-nos, usar-nos e moldar-nos conforme lh'E aprouver. Estando ligados em comunhão com o Senhor, viveremos felizes na Sua presença.

"...vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Gálatas 2:20

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.”
Salmos 37:5


Deus vos abençoe.
 

terça-feira, 25 de maio de 2010

Deus fala-nos atravez das situações.

Deus tem um plano para a vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar ou atrasar as coisas pois tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso...

Neste testemunho, aprendemos como Deus age de diferentes formas na vida de cada um, de forma a chegar ao coração e levar à salvação:

"Um excelente nadador tinha o costume de correr até à água e de molhar somente o dedo grande do pé, antes de mergulhar.
Alguém intrigado com aquele comportamento, perguntou-lhe qual era a razão daquele hábito.
O nadador sorrindo respondeu:
Há uns anos atrás fui professor de natação. Ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Uma noite, não conseguindo dormir, fui até a piscina para dar umas braçadas. Nem acendi a luz, pois a luz da lua iluminava a piscina, através do tecto de vidro.


Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede à minha frente. Quando abri os braços, o meu reflexo formava uma bonita cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando o meu reflexo. Pensei na cruz de Jesus Cristo e no seu significado.


Eu não era cristão, mas quando era criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para salvar-nos com o seu precioso sangue.
Naquele momento, essas palavras que ouvi vieram-me à mente e recordei o que tinha aprendido sobre a morte de Jesus.
Não sei quanto tempo fiquei ali parado, com os braços estendidos.


Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para entrar na água.
Quando desci a escada, os meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.
Tinham esvaziado a piscina e não me tinha apercebido.


Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto!


Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei-me na beira da piscina, confessei os meus pecados e entreguei-me a Ele, consciente de que fora exactamente numa Cruz que Jesus morrera para me salvar.


Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, agora, sempre que vou à piscina, molho o dedo grande do pé antes de saltar para a água..."

Fonte: Mensagens e Poemas
"Jesus, o Verdadeiro Amigo"


Deus protege os Seus filhos e também aqueles por quem os Seus filhos intercedem.
Os Seus anjos rodeiam-nos e guardam-nos de muitos males. Muitas vezes nem nos apercebemos do que poderia-nos ter sucedido, porque somos guardados pelo nosso Senhor que muito nos ama e livra-nos do perigo.

"Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões."
Daniel 6:27

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra."
Salmos 34:7


"E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade."
Gênesis 19:15

"Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos."
Jó 36:15



Atravez de muitas e variadas situações, Deus contende com os corações daqueles que tendo ouvido o evangelho, afastaram-se d'Ele e esqueceram-n'O, de forma a despertá-los para a realidade e conduzi-los à Salvação das suas almas.
Apesar de não desistir de resgatar as almas perdidas, quando recusado conscientemente, não contenderá para sempre com os seus corações.

"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz."
Isaías 57:15-16

"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá."
Efésios 5:14

"E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas..."
1Crónicas 29:17

"Todo caminho do homem é recto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações."
Provérbios 21:2


Não esqueçamos o nosso dever de interceder pelos outros.
Pelos nossos irmãos na fé que necessitam de intervenção divina em suas vidas.
Pelos nossos familiares, tanto pelos que já são salvos, como pelos descrentes também.
Pelos nossos conhecidos, amigos ou vizinhos que ainda não conhecem ao Senhor e vivem fora da Sua vontade.
Pela igreja, todos os seus membros, seus ministros, pastores, anciãos e diáconos e pelos obreiros em geral.
Também pelo governo e pelas suas instituições nacionais.


Agradecemos ao bom Deus pela maravilhosa Salvação das nossas almas, por sempre estar atento às nossas dificuldades, por ajudar-nos constantemente, despertar-nos quando ficamos adormecidos e por encher-nos da Sua Paz sem comparação, do Seu Amor que nos faz amá-l'O ainda mais e todos os que nos rodeiam e por também fazer-nos experimentar o Gozo do céu em nossas vidas, mesmo vivendo neste mundo ainda!


Deus vos abençoe.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Agradecendo a Deus pelos nossos pais.

A importância que a família tem para Deus é muito grande.
A família é o modelo da união entre o amor e a dedicação entre o casal e as suas heranças do Senhor, os seus filhos. É também comparada à união da igreja com Jesus (o esposo).

Todos temos pais. Foram eles que nos receberam neste mundo, que nos criaram, deram sustento e protecção até que chegamos a adultos e constituímos uma família, nós também. Por tudo isto, devemos admiração, respeito, obediência e amor aos nossos pais.

"A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais."
Provérbios 17:6


 Somos agradecidos pelo amor e formação que nos deram. Os valores que nos transmitiram, o modo de encarar as dificuldades, os bons exemplos que foram.

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra."
"Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre."
Efésios 6:1-3/7-8


Quando temos pais crentes em Jesus e crescemos num lar abençoado por Deus, temos a imensa felicidade de vivermos protegidos dos muitos males deste mundo. Beneficiamos de pais carinhosos que, para além de ensinarem-nos os bons caminhos, também oram e intercedem por nós, em todas as situações.


"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço."
Provérbios 1:8-9


Mesmo depois de sairmos da casa dos nossos pais, quantos deles não continuam ajudando-nos, incentivando-nos com palavras de ânimo e esperança, e até contribuindo financeiramente nas alturas mais difíceis da nossa vida.
 Os pais têm um coração dilatado de amor pelos filhos. Vê-se esse grande amor nos pais que não tendo muito para viver, preferem ter carência de várias coisas, para conseguirem ajudar os seus filhos.
Jesus, apesar de ser Deus sempre honrou o Seu Pai no céu e os seus pais na terra.
Para nosso exemplo, estava sempre orando ao Pai. Vivia numa comunhão muito íntima e profunda com Ele.

"Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;"
João 17:1

"E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez..."
Mateus 26:39


Embora pareça que, por vezes, Jesus foi brusco com sua mãe, Ele foi uma criança humilde, um jovem respeitoso, trabalhador e íntegro, e um homem adulto respeitoso.
Nas bodas de Caná, da Galileia, Jesus responde à sua mãe, dizendo que ainda não tinha iniciado o seu ministério e não convinha que fizesse milagres antes do tempo. Mas ainda assim, não deixou de atender amorosamente ao pedido da sua querida mãe.

"E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser."
João 2:3-5


Geralmente mal-interpretada, a passagem seguinte não mostra que Jesus não dava importância à mãe ou à família, mas exactamente o contrário. Jesus valorizou tanto a Sua família, que assim como muito os amou, também amará todos os que ouvindo a Sua Palavra, creiam que Jesus é o Salvador das suas vidas e façam a vontade de Deus, praticando os seus mandamentos.
Jesus aproveitou a oportunidade que surgiu para ensinar os que O ouviam.

"E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam."
Lucas 8:19-21


O amor e o carinho que Jesus tinha pela Sua mãe foi demonstrado claramente, no momento em que agonizando na cruz e vendo-a, pediu a João, Seu apóstolo, que cuidasse dela como sendo a sua própria mãe e que ela o tivesse como seu filho.

"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa."
João 19:25-27

"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna."
Marcos 10:29-30


A importância de honrar os pais é tal que Deus prometeu aumentar a vida daqueles que os honrem, mas também, pelo contrário, encurtá-la aos que os desprezarem.

"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus."
Deuteronômio 5:16

"Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém."
Deuteronômio 27:16

"Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá."
Mateus 15:4


Sendo o primeiro mandamento com promessa, amar, valorizar e honrar os nossos pais é a chave para que consigamos amar a todos os que nos rodeiam (os nossos próximos) e assim possamos cumprir o mandamento de Deus (amando o próximo como a nós mesmos).

"Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Mateus 19:19

"Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá."
Marcos 7:10

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."
Êxodo 20:12


Precisamos ser humildes e mansos, pois herdaremos a "terra" celeste e viveremos em abundante Paz. Ouvindo-os e ajudando-os, aprendemos a humildade e a mansidão, valorizando-os com tempo e dedicação, pelo que já fizeram por nós.
Que o nosso bom trato e amabilidade seja conhecida por todos.

"Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão..."
Sofonias 2:3

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria."
Tiago 3:13


Por tudo o que somos, pela vida que temos, pelos dons que recebemos, todas as bençãos e também pelos pais que temos, que possamos dar sempre graças ao nosso bom Deus. Pois d'Ele é a honra e a glória e o poder para sempre.
Obrigado Senhor, apenas Tu és digno de todo o nosso louvor...

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."
Apocalipse 4:11

"...Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças."
Apocalipse 5:12
 
   
Deus vos abençoe.

domingo, 23 de maio de 2010

Partilhando o nosso testemunho.

Somos abençoados pelo nosso maravilhoso Deus, com bençãos e livramentos tão grandes.
A vida de um crente é um processo contínuo de provas, lutas, vitórias, bençãos e livramentos.
É importante que nós possamos testemunhar perante os outros irmãos aquilo que temos recebido de Deus, as curas, os milagres, todas as coisas que o Senhor tem trazido sobre nós.

"Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo."
Actos 20:19-21


Assim como a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, importa que partilhemos entre os irmãos todas essas coisas para que também eles sejam abençoados por ouvir e cresçam em firmeza e confiança em Deus e no Seu tremendo Poder!

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10:17


As nossas vidas são livros abertos perante o mundo. São o testemunho vivo e real de que Deus existe, ama-nos e transforma o nosso interior.
Quando alguém que leva uma vida de perdição, encontra Jesus e recebe a salvação da sua alma, a mudança que se dá na sua vida é um tremendo testemunho para os que conheciam o seu viver.

Também é importante que levemos o testemunho da Palavra de Deus e das nossas próprias experiências com Deus, ao mundo, mas usando de sabedoria.

 "Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro."
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."
1João 5:11

 "...anunciai de dia em dia a sua salvação. Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o SENHOR..."
1Crónicas 16:23-25

 "E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome."
Isaías 12:4


O próprio Jesus mandou os discípulos anunciar a João Baptista aquilo tinham vivido, visto e experimentado, para que naquele momento de desespero não duvidasse, mas mantivesse a fé em Deus.

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai... as coisas que ouvis e vedes:"
Mateus 11:4

"Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai... o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho."
Lucas 7:22


Sabemos a responsabilidade que nós, como igreja temos em espalhar o evangelho para que todos conheçam o evangelho da Salvação.

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim."

Mateus 24:14

"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo..."
2Coríntios 1:12

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"
Hebreus 12:1


 Por vezes, são as situações difíceis, problemas graves ou grandes provas que vêm à nossa vida, que trazem as oportunidades de falarmos com certas pessoas, com quem nunca falaríamos no nosso dia-a-dia normal. Pode ser, por exemplo, um problema de saúde que nos leve ao hospital, ou um problema legal que nos leve ao advogado ou ao juiz... dando-nos a oportunidade de falar aos outros do que Deus fez por nós, do Seu grande amor pela humanidade e do Seu enorme poder que salva, cura e liberta.

"Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro."
3João 1:12

"Ouvindo-me algum ouvido, me tinha por bem-aventurado; vendo-me algum olho, dava testemunho de mim;"
Jó 29:11


Ninguém houve e jamais haverá como Jesus.
Sendo Deus em corpo de homem, nunca pecou, nem falha alguma se achou em toda a Sua vida, apesar de muitas vezes ser tentado pelo próprio diabo e por todos os que, usados por ele, tentavam fazê-l'O cair.
Tudo o que fez e tudo o que proferiu, tudo foi perfeito. Tantos foram os Seus actos que serviriam de testemunho e ensino para nós que nem no maior super-computador que possa ser inventado seria possível escrevê-los a todos.

"Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro."
João 20:30

"Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém."
João 21:24-25


Deus vos abençoe.

sábado, 22 de maio de 2010

Entendendo a razão dos tempos difíceis.

Às vezes, com todos os problemas que enfrentamos no dia-a-dia ficamos em dúvida em relação ao que Deus tem feito em nossa vida, perguntamo-nos se estamos dentro da Sua vontade e se tudo aquilo que fizemos pensando ser o que Deus queria, seria realmente a Sua vontade.

"...tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação."
"Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes."
Salmos 27:9/13


Olhamos para aqueles que não têm Deus no coração e vemos como levam vidas tranquilas, despreocupadas e prósperas. Quando as comparamos com as nossas vidas complicadas, cheias de apertos e dificuldades, perguntamos... "Porquê Senhor?"

"Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar."
Salmos 37:35-36

"Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada."
Salmos 37:28


Como qualquer verdadeiro cristão, dependemos de Deus em tudo o que fazemos. Falamos com Deus, colocamos sinais, ouvimos a direcção pela Sua voz, pela Sua Palavra Santa e atravez dos servos ungidos pelo Seu poder.

"No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar."
Provérbios 4:11

"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."
Romanos 8:14


Ainda que passemos dificuldades, nunca coloquemos em dúvida aquilo que Deus nos revelou, nem o caminho pelo qual nos fez seguir. Muitas já foram as vitórias que Ele nos concedeu e muitas as bençãos que foram derramadas sobre nós. Que as dificuldades que atravessarmos não nos façam esquecer aquilo que Deus já nos deu e nos fez experimentar!

"Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar."
Salmos 40:5

O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio."
Salmos 46:7


Somos postos em causa pelo mundo e também pela própria igreja, quando obedecendo à voz de Deus, fazemos aquilo que vai contra a lógica do pensamento humano e confiamos no Deus do impossível. O nosso Senhor transforma aquilo que é aparente loucura em manifestação do Seu poder, em nossas vidas. Milagres e grandes coisas Ele faz acontecer.

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
Salmos 23:4

"Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo."
2Coríntios 2:5


Guardemos as Palavras que recebemos de Deus. Ele nunca se esquece, nem falha com promessa alguma.
Se o caminho tornou-se num vale e se o vale ficou apertado e com espinhos, nem sempre é por estarmos fora da vontade de Deus. Também não é razão para ficarmos tristes, cairmos em angústia e desistirmos de continuar ou ficarmos revoltados.
Devemos ficar agradecidos e deslumbrados aos pés de Deus pela grandeza daquilo que Ele tem reservado para nós, que por ser tão grande, precisamos ganhar resistência para aguentar aquilo que iremos enfrentar no futuro.

Deus tem bençãos maiores guardadas para nós, Seus filhos, e coisas grandes...

"E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas."
Jó 42:12

"Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes."
Salmos 126:2


Deus vos abençoe.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Agradecidos pelas bençãos de Deus.

Quantas vezes já tivemos a sensação de que deviamos ter ido mais além e agarrado as oportunidades que Deus pôs ao nosso alcance?

Deus ama-nos e quer usar-nos na Sua obra. Quando nos entregamos em Suas mãos para sermos moldados e transformados, logo Deus abrirá o caminho certo para nós seguirmos.
Sendo cumpridores nas pequenas coisas, Deus nos honrará em coisas grandes.

Não podemos ficar sentados, esperando as bençãos de Deus apenas, sem nada fazer. Assim como a fé é morta sem obras de justiça, também Deus quer-nos ver empenhados na Sua obra, fazendo "tudo o que nos vier à nossa mão".
Não lutemos pela evidência, nem pelo reconhecimento dos homens, mas trabalhemos apenas para honrar e glorificar o nome do nosso Rei e Senhor, pela Sua grande misericórdia e pelo grande amor que nos tem.

É perigoso e arriscado, não dar o devido valor às bençãos de Deus.
Quando somos desleixados e não pomos em acção os talentos que Ele nos deu, estamos em sério risco de ficarmos para trás, perdendo a benção para outros que se levantem em Seu nome.


Na Bíblia temos vários exemplos que demonstram o que a ingratidão pelas bençãos de Deus podem levar.

Isaú desprezou o previlégio de vir a ter as bençãos reservadas ao primogénito. Era tão grande o seu desprezo pela primogenitura, que a vendeu ao irmão Jacó, por um guisado de lentilhas, num dia em que vinha da caça, cansado e com fome.

"Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura."
Gênesis 25:31-34
 
"E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça;"
"E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção."
Gênesis 27:30/32-35


Tamar teve gêmeos: Perez e Zerá. Perez, foi o primogênito. Foi um parto difícil, havendo uma luta entre os gêmeos pela primogenitura, que faz-nos lembrar a história do nascimento de Jacó (o avô dos gêmeos), quando este agarrou o calcanhar do irmão ao nascer.
"E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó..."
Gênesis 25:26

Perez lutou para nascer primeiro. E que benção foi ser o primogénito, pois da linhagem dele nasceu o rei Davi e o Rei dos Reis, Jesus o nosso bendito Salvador.
E aconteceu ao tempo de dar à luz que havia gêmeos em seu ventre; E sucedeu que, dando ela à luz, que um pôs fora a mão, e a parteira tomou-a, e atou em sua mão um fio encarnado, dizendo: Este saiu primeiro. Mas aconteceu que, tornando ele a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão, e ela disse: Como tu tens rompido, sobre ti é a rotura (primogenitura). E chamaram-lhe Perez. E depois saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio encarnado; e chamaram-lhe Zerá."
Gênesis 38:27-30


Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.

Àquele que pôs os seus talentos em acção:
"Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Mateus 25:23

Ao que tendo recebido também talento, nada fez, desprezando ao seu senhor:
"Mau e negligente servo..."
"Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado."
Mateus 25:26/28-29


Que possamos ter sempre presente em nossa mente, que o simples facto de estarmos vivos e sermos salvos pela imerecida Graça de Deus, já é mais que bastante para que sejamos agradecidos ao nosso Senhor. Devemos colocar-nos ao Seu dispor, estando prontos para servir com nossas vidas, nosso tempo e talentos que Ele nos deu, em toda e qualquer área que Ele quizer colocar.
Precisamos ser a voz de Deus, falando aos outros e testemunhando do Seu grande amor por todos nós.
"E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão."
Lucas 19:40


Ajuda-nos a sermos agradecidos a Ti Senhor, por tudo o que És para nós. Pelo que já tens feito em nossas vidas e por tudo o que ainda irás fazer.
Somos filhos, mas também somos servos Teus, Senhor. Agradecemos-Te pelo previlégio em poder servir-Te e em ter liberdade para Te adorar.
Guia-nos pela Tua vereda de Justiça e Verdade e guarda-nos em Tuas mãos santas e carinhosas, dos perigos deste mundo.
Tudo o que somos e temos é Teu, apenas nos deste para cuidar.
Nenhum bem material poderá jamais comparar-se a tudo quanto tens feito por nós, tens abençoado e concedido.
Que nossas vidas possam sempre agradar-Te, qual incenso aromático que sobe à Tua presença, Senhor.
Teu é o Poder, a Honra e a Glória para todo o sempre.
 
Deus vos abençoe.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A responsabilidade dos pais cristãos.

Todos nós temos a responsabilidade, como pais cristãos, de mostrar igual amor por todos os nossos filhos.
Temos na Bíblia, o terrível exemplo de Jacó e seus filhos.
Jacó fazia diferença entre os seus filhos. A sua preferência por José, tratando-o de modo especial e dando-lhe coisas melhores que aos outros, levou a que os seus irmãos sentissem ciúmes, inveja e guardassem ressentimento contra o sei irmão.

Por se sentirem humilhados, os irmãos de José planearam vingar-se dele. Tendo intentado matá-lo, acabaram forjando a sua morte. Venderam-no a mercadores e levaram ao pai a crer que feras o tinham atacado.


Logo após terem vendido o seu irmão José, Judá afastou-se da família e foi para longe dos seus, pretendendo talvez afastar-se da culpa que sentia por causa da mentira que ocultava e não ver o grande sofrimento do seu pai.
"E aconteceu no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira,"


Afastado do seu povo, Judá enamorou-se por uma estrangeira e tomou-a por sua mulher. Tiveram então três filhos, Er, Onã e Selá.
Gênesis 38:1
"E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu. E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou-lhe Er. E tornou a conceber e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã. E continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá..."
Gênesis 38:2-5


Er, o  primeiro filho de Judá casou-se com Tamar, mas Deus fez com que morresse devido à sua má conduta, deixando Tamar viúva.
"Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar. Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou."
Génesis 38:6-7


Após a morte de seu esposo, Tamar lutou pelo seu "direito de ter um filho" e sobretudo garantir os direitos de Er, seu esposo, em ter o seu nome preservado através de um descendente. Em tais situações, era dever do cunhado perpetuar a linhagem de seu irmão falecido e a também prover o sustento e as necessidades da viúva.Ela foi então dada como esposa a Onã, o qual também agia mal perante o Senhor e recusou-se a dar filhos a Tamar, não perpectuando a linhagem do irmão. Tal atitude não agradou a Deus, pelo que também o entregou à morte e Tamar continuou sendo uma viúva sem filhos.
"Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou."
Gênesis 38:8-10


Judá então prometeu dá-la ao seu filho mais novo, Selah, assim que ele atingisse a maioridade e mandou-a de volta a casa do seu pai. Mas temendo perder também o seu filho mais novo, não cumpriu o prometido.
"Então disse Judá a Tamar sua nora: Fica-te viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que porventura não morra também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e ficou na casa de seu pai."
Gênesis 38:11


Apesar de requerer a vida de alguns para que sirvam de exemplo, Deus não se agrada que ninguém morra sem a salvação, por essa razão, tolera muitas vezes a corrupção até mesmo de uma vida inteira, pois deseja oferecer-lhes a oportunidade de se arrependerem de seus maus caminhos. Algumas das piores pessoas na história abandonaram os seus caminhos perversos e tornaram-se grandes construtores do reino de Deus. Um bom exemplo disso mesmo, encontra-se no apóstolo Paulo.
"Deus não tem prazer na morte do ímpio. Deseja que cada um assuma a responsabilidade por seus erros e se volte para ele."
Ezequiel 33:11


Tamar apercebeu-se que Selah já era homem feito e que a promessa não seria cumprida.
Quando soube que Judá estava viúvo, pois sua mulher morrera e iria a Timna tosquiar as suas ovelhas, pôs em marcha um plano arriscado que colocava a sua própria vida e honra em jogo.
"Passando-se pois muitos dias, morreu a filha de Sua, mulher de Judá; e depois de consolado Judá subiu aos tosquiadores das suas ovelhas em Timna, ele e Hira, seu amigo, o adulamita. E deram aviso a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timna, a tosquiar as suas ovelhas."
Gênesis 38:12-13


Assim, Tamar ocultou sua identidade e disfarçou-se de prostituta, usando um véu na cabeça, esperando que Judá passasse por ela.
"Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timna, porque via que Selá já era grande, e ela não lhe fora dada por mulher."
Gênesis 38:14


Vendo Judá a Tamar, tomou-a por prostituta cultual (dos cultos de fertilidade, onde acreditava-se que a colheita e os rebanhos eram aumentados pelo intercurso ritual com as prostitutas de certas deusas pagãs como Aserá, Asterote e Anate), e não a reconhece, uma vez que era costume da época terem o rosto tapado durante o ato (para criar a ilusão de que era a própria deusa do templo).
"E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto. E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora..."
Gênesis 38:15-16


Até que Judá lhe desse o pagamento do acto, um cabrito do seu rebanho, ficou astutamente com o anel de chancela, o cordão e a vara dele como garantia do pagamento.
"E ela disse: Que darás, para que possuas a mim? E ele disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até que o envies? Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele."
Gênesis 38:16-18



Quando Judá soube que Tamar estava grávida, ordenou que ela fosse queimada. Porém, ao saber que, por meio das manobras dela para conseguir um herdeiro ele se tornara o pai da criança, Judá exclamou: “Ela é mais justa do que eu”.
"E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada. E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu."
Gênesis 38:24-26


Judá então assume a responsabilidade do seu pecado e Tamar passa a ter direito aos benefícios da sua família, e até mesmo a parte da herança. Embora fosse agora mãe solteira, a vergonha de não ter filhos no antigo médio oriente era bem maior.


Podemos pensar em tudo o que resultou a preferência de Jacó por José, em relação aos seus filhos:

- Ciumes, inveja e ressentimento contra José.
"E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente."
"Seus irmãos, pois, o invejavam..."
Gênesis 37:3-4/11

- Vingança, procurando matá-lo.
"Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos."
"Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito."
Gênesis 37:20/28

- Afastamento de Deus e da família.
"E aconteceu no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira,"
Gênesis 38:1

- Casamento com uma mulher fora do povo de Deus.
"E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu."
Gênesis 38:2

- Educando os filhos fora do caminho do Senhor.
"Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou."
"E o que (Onã) fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou."
Gênesis 38:7/10

- Fugindo ao prometido, ainda que soubesse ser vontade de Deus.
"Então disse Judá a Tamar sua nora: Fica-te viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que porventura não morra também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e ficou na casa de seu pai."
Gênesis 38:11

- Cultuando aos ídolos e não temendo a Deus.
"E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta cultual, porque ela tinha coberto o seu rosto. E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te..."
Gênesis 38:15-16

- Sendo duro de coração, não tendo misericórdia.
"Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada."
Gênesis 38:24 


Devemos ensinar os nossos filhos a andar nos caminhos do Senhor, dando-lhes bases para que ainda que sejam tentados pelo mundo, possam sempre segurar-se à nossa rocha eterna, que é Jesus.
Precisamos depender de Deus para tudo em nossas vidas. Apenas o Senhor pode-nos mostrar como educar os nossos filhos. Devemos também ser o bom exemplo que eles precisam ter, para que também eles cresçam na dependência do Senhor.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
"Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios."
Provérbios 22:6/17-18

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."
Salmos 1:2


Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...