.
.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Não nos conformemos com o mundo e sua devassidão.

Vendo de relance parte de um programa de tv, onde o apresentador e psicólogo tentava ajudar na reconciliação de um casal, dei-me conta da forma como muitas das pessoas vivem amarradas pelo inimigo.
O homem em questão era viciado em pornografia, gastava rios de dinheiro em material do gênero, traia constantemente a sua mulher e mentia descaradamente quando confrontado. Ficou claro que ele não queria perder a sua mulher, mas admitiu que não conseguia parar.
Assim como este homem, também muito vivem presos às mais variadas dependencias e vícios sexuais, sem se conseguirem libertar.
"Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos."
Eclesiastes 9:3

Deus tudo criou com ordem, da melhor forma e tudo está feito para nosso bem.
É abominação para Deus, tudo o que for contra a lei natural, que instituiu. O adultério, homosexualismo, zoofilia, incesto... são condenados por Deus. A impureza sexual foi a causa de destruição de vários povos.
"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é."
Levitico 18:22-23
"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça."
Romanos 1:18

Deus formou-nos e cuidou de nós desde então. Não se pode culpar Deus pelas tendências sexuais de ninguém. Toda a ação humana está sujeita à sua vontade. Deus jamais criaria uma pessoa destinada à condenação.
"Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Salmos 139:15-16
 
Ainda que com o passar do tempo, o mundo comece a aceitar como normal, todo o tipo de desvios sexuais, a Palavra de Deus é clara e adverte-nos para que levemos uma vida sexual pura, afastando-nos da prostituição. No entanto, muitos de nós havendo vivido assim, ao aceitarmos ao Senhor, Ele nos lavou e transformou, vivendo agora livres e sem o peso da culpa do pecado sobre nós.
"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (homosexuais), nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."
1Coríntios 6:10
"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."
Apocalipse 22:15
"...mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
"Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo."
1Coríntios 6:11-13

Não confiemos nas leis dos homens, nem acreditemos nas suas teorias que desculpabilizam os devassos, culpando a natureza pelo fato de assim serem e desejarem assim viver, pois não há nada do que o homem faça que não seja por sua própria vontade.
Se vivendo sob vívios e dependências, confiando no homem, procurarmos ajuda nas ciências humanas, vamos continuar vivendo amarrados pelo poder das trevas e não teremos paz.
Apenas Deus nos conhece realmente, pode "curar-nos" do pecado e mudar-nos completamente.
"Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR."
Isaías 31:1
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores..."
Salmos 1:1

Façamos então frente às filosofias e subtis pensamentos humanistas que vão-se infiltrando entre nós, querendo fazer-nos acreditar em algo contrário à Palavra de Deus.
Procuremos sim, saber a vontade do Senhor, lendo a Bíblia, meditando na Sua Palavra e obedeçamos ao Seu mandar. Deus é quem nos criou, quem nos ama e tem sempre o melhor para a nossa vida.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:2
"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará."
Salmos 1:1-3
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."
Apocalipse 22:14



Deus vos abençoe.

terça-feira, 30 de março de 2010

Morrendo para o mundo, vivendo para Deus.

Quando meditamos nas palavras de Jesus: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16:24) e nas de Paulo "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" (Colossences 3:2), faz-nos pensar na vida que nós levamos. À importância que damos ao que é material e o quanto estamos "parecidos" com o mundo e consumimos tudo o que a "máquina" do entretenimento produz, estando mais ocupados com viver sensações, do que preocupados em buscar a santidade...

Na igreja, entre os jovens, torna-se complicado manter uma posição diferente em relação aos demais, pois falar sobre o assunto incomoda. Mas será que é errado desejar afastar-se do que o mundo produz, com o intuito de manipular a mente das massas e prepará-las para aceitar o eminente reino do anti-Cristo?

Quando jovens, todos passamos por diferentes fases. Fases de descoberta, de rebeldia, de inconformismo... Da mesma forma, também temos momentos em que estamos muito próximos de Deus e outros em que nos afastamos.
Independentemente das diferentes opiniões, perspetivas e maneiras de pensar, esta é a verdade:
Quando Deus tem o primeiro lugar nas nossas vidas, tudo o resto passa para segundo plano e não é sacrifício algum afastamo-nos do mundo.

Jesus explicou o que era necessário para que fossemos realmente transformados, nascidos de novo:

- Temos de morrer para o mundo, assim como Jesus morreu, para sermos uma verdadeira referência, uma boa influência tal que com nossas vidas, convençamos os outros que Deus é real e habita em nós.
"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto."
"E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim."
João 12:24/32

- Não satisfazer os desejos da nossa carne, nem viver em busca de prazeres e sensações.
"Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna."
João 12:25

- Buscar as coisas de Deus, dedicarmo-nos a Ele, servi-l'O com todos os dons que nos deu para usar.
"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará."
João 12:26
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."
Colossences 3:1-3

- Não nos envolvermos com coisas que não edificam, não escolher profissões que nos obrigam a práticas não cristãs, não nos misturarmos com aqueles que negam a Deus, aceitando e agindo da mesma forma que eles.
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?"
2Coríntios 6:14-15

- Santificarmo-nos, afastando-nos do que é mau aos olhos de Deus, para que Ele possa habitar em nós.
"...Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."
2Coríntios 6:16-18
"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;"
"...despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,"
Colossences 3:5/8-9

- Reconhecer que de nada somos merecedores e dar valor ao sacrifício de Jesus na cruz, pela nossa salvação.
"...vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão. (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação;"
2Coríntios 6:1-2
"...e sede agradecidos."
Colossences 3:15

- Buscar a moderação, respeitando aos outros e tudo retribuirmos com amor.
"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;"
2Coríntios 6:3
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações;"
Colossences 3:12-15

 - Dar toda a glória e honra a Deus, em tudo o que fizermos. Só Ele merece pois tudo vem de Deus, d'Ele são as nossas vidas, os nossos talentos, o nosso tempo...
"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
Colossences 3:17

- Amar a Palavra de Deus e o Deus da Palavra. Que guardemos os seus ensinamentos e os sigamos.
"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração."
Colossences 3:16

- Buscar a sabedoria de Deus, para que a nossa preocupação não seja manter a aparência de santidade, vivendo amarrados a impedimentos, limitações e proibições, que de nada servem e nos transformemos em meros religiosos.
"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne."
Colossences 2:20-23

Será que morrermos para o mundo (separarmo-nos / afastarmo-nos) é um preço demasiado alto a pagar?
Será que aquele que, por amor a nós, nem ao Seu próprio Filho poupou, não merece isso da nossa parte?
"Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter..."
1 Reis 8:27
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
João 1:14


Deus vos abençoe.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Não temamos, Deus é a nossa força.

Quando as nossas forças se enfraquecem e quase nem conseguimos levantar os olhos ao céu, lembremo-nos que Deus está conosco e é maior do que aquele que está no mundo.
Por vezes a saúde pode enfraquecer-se, as finanças preocupar-nos, o nosso emprego não estar seguro, os nossos familiares afastarem-se ou até perdermos alguém que nos é querido.
Sempre passaremos por dificuldades, enquanto estivermos neste mundo. Mas Deus é fiel e está conosco.  Ele sempre nos consola, nos levanta e enche da Sua paz, que o mundo não tem.
Então, não vamos temer, nem desesperar quando passarmos por apertos e problemas, mas confiar em Deus.
"Não os temais, porque o SENHOR vosso Deus é o que peleja por vós. Também eu pedi graça ao SENHOR no mesmo tempo, dizendo: Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?"
Deuteronômio 3:22-24
"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis."
1Pedro 4:12-13

Aprendamos a viver no Amor do Senhor, dando amor aos que nos rodeiam.
"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados."
1Pedro 4:8

Assim como Jesus, vivamos nós também, em amor e compaixão pelos outros:

- Sendo canais de benção para todos os que nos rodeiam.
"Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção."
- Sendo verdadeiros e gentis no tratar.
"Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano."
- Sendo pacificadores, procurando a paz.
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a."
- Sendo justos, vivendo pela fé em Deus.
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações;"
- Sendo retos, buscando fazer o bem.
"E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?"
- Sendo fiéis, ainda que possamos sofrer.
"Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;"
- Sendo santos, afastando-se do mal.
"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações;"
- Sendo testemunhas do evangelho.
"...estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,"
- Sendo corretos, levando uma vida exemplar.
"Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo."
- Sendo constantes, mesmo ridicularizados ou injuriados, não vacilando.
"Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus;"
- Sendo nascidos de novo, morrendo para o mundo e vivendo no Espírito.
"...mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;"
1Pedro 3:7-16

Tenhamos ânimo, porque nada virá a nossas vidas que não consigamos suportar. Façamos a nossa parte. Busquemos ao Senhor, oremos e leiamos a Sua Palavra. A seu tempo veremos o Seu agir!
"E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração."
1Pedro 4:7


Deus vos abençoe.

domingo, 28 de março de 2010

Aproveitando as oportunidades que Deus nos dá.

Conhecemos bem a vida de Davi, pelo que a Bíblia nos conta. Desde pequeno, guardou o coração sincero, humilde e servil para com Deus. No seu peito ardia um forte desejo de O louvar que o levava a cantar e tocar para o Senhor. Compôs muitos hinos de louvor, de adoração e outros rogando o Seu perdão.
Deus o escolheu para reinar sobre Israel, não por ser forte, nem por se demarcar pela sua aparência ou presença entre os outros, mas por ter um coração rendido a Ele. Davi amava a Deus e desejava servi-l'O com todas as suas forças.

Quando Samuel foi a casa de Jessé, pai de Davi e pediu-lhe para que lhe apresentasse os seus filhos, ele esqueceu-se dele.
Samuel, profeta do Deus altíssimo, não entendeu porque quiz Deus que ele ungisse um pequeno jovem, que apenas cuidava das ovelhas do seu pai, para ser o futuro rei.
Ninguém lhe dava a mínima importância... mas Deus deu, pois Ele honra os que lhe são fiéis.

A fé que tinha em Deus era admirável. Pela fé enfrentou um leão e um urso para salvar uma das suas ovelhas. E venceu-os pelo Poder de Deus.
Foi enviado por seu pai a levar comida aos seus três irmãos, que por serem os mais velhos estavam no exército, em guerra com os filisteus, no vale de Elá. Ao ouvir os insultos que Golias, o gigante filisteu fazia ao povo do Deus vivo, foi tomado por uma ousadia tremenda que o levou a enfrentá-lo.

Davi era um soldado no mínimo estranho:

- Recusou a armadura e a espada do rei Saul. Não confiou na proteção material, das armas e couraças.
"E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça."
"...então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si."
1Samuel 17:38/39
Levou o seu cajado na mão. Foi enfrentar o gigante, como um pastor que defende das feras, as suas ovelhas.
"E tomou o seu cajado na mão..."
1Samuel 17:40
- Levou consigo a sua funda. Não usando espada ou lança, mostraria claramente quando vencesse o gigante, que tinha sido pelo Poder de Deus e não por sua força física.
"...e lançou mão da sua funda..."
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."
1Samuel 17:40/45
Escolheu cinco pedrinhas lisas do ribeiro e guardou-as. Confiava que Deus seria com ele e que bastaria umas simples pedras para o ferir de morte.
"...e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor..."
1Samuel 17:40

O inimigo vendo-o, reagiu da seguinte forma:

- Desprezou-o, vendo o seu aspeto físico. Davi era muito jovem, pouco desenvolvido fisicamente, mostrando claramente que nunca fora um soldado.
"E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto."
1Samuel 17:42
- Ridicularizou-o, levando a que todos troçassem dele. Mesmo gozado pelos outros não se envergonhou, nem perdeu a sua ousadia, nem a coragem.
"Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus?..."
1Samuel 17:43
- Amaldiçoou-o, pelos seus deuses. Quiz mostrar a Davi que também ele tinha deuses em quem confiar. Mas Davi sabia que apenas o Senhor, nosso Deus é verdadeiro e único, e que só Ele pode salvar.
"...E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi."
1Samuel 17:43
Mostrou-lhe que era uma tolice enfrentá-lo, pois não teria a mínima hipótese de o vencer. Mas a confiança de Davi não estava em suas próprias forças, mas em Deus. A Sua confiança no Senhor superava todas as ameaças do gigante.
"Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo."
1Samuel 17:43

Davi agiu como um cristão verdadeiro:

- Aproveitou a oportunidade que Deus lhe colocou à frente.
"E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel."
1Samuel 17:25
- Deixou-se usar por Deus, não temendo as circunstâncias, bem complicadas.
"Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?"
"E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu."
1Samuel 17:26/32
- Mostrou ao povo de Deus que o Senhor estava com eles e que era poderoso para os livrar.
"Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão..."
"E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão."
1Samuel 17:46-47
- Calou os insultos do inimigo, vencendo-o e mostrou a todos eles que Deus era Soberano e Todo-poderoso.
"...e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra."
"...e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão."
"...pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram."
1Samuel 17:49-51

Vamos viver para Deus, colocar as nossas vidas em Suas mãos, confiar n'Ele, depender e acima de tudo amá-l'O de todo o coração. Não há nada que seja demasiado difícil para Ele. Não há ninguém que nos ame tanto como Ele. Por mais fracos, debilitados, incapazes ou pequenos que possamos ser, em Deus seremos mais que vencedores. Todos podemos ser usados por Ele de formas várias e coisas grandes e gloriosas Ele fará em nossas vidas e nas dos que nos rodeiam.
Sejamos realmente o sal e a luz do mundo. Vasos disponíveis, prontos a sermos moldados, usados e cheios do Seu Poder, para que possamos influênciar os outros. Canais das bençãos de Deus. Benditos do Senhor!
"Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá."
Salmos 139:9,10
"Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor."
Filipenses 4:5


Deus vos abençoe.

sábado, 27 de março de 2010

Quem sou eu? Crente aderente ou salvo transformado?

Quem sou eu?
Ser um filho de Deus é mais que frequentar uma igreja. Precisamos ter um compomisso verdadeiro com Deus. Entregando-nos totalmente em Suas mãos, Ele irá usar-nos. Lendo a Bíblia, cresceremos no conhecimento de Deus, na nossa fé, confiança e amor para com Ele.
Desejemos estar na Sua vontade para que o plano que tem para as nossas vidas se concretize.
Ao ler a Sua Palavra, compreendemos que como crentes salvos temos que ser diferentes do mundo:

- Precisamos ser uma referência para a vida dos que nos rodeiam.
 "...sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."
1 Timóteo 4:12
"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade..."
Tito 2:7
"Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor."
Tiago 5:10

- Devemos entregar todas as nossas dificuldades e lutas nas mãos do Senhor. Não sigamos na corrente do mundo, mas façamos bem aos que nos maltratam.
"O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;"
1Pedro 2:21
"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também."
João 13:15
"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."
Efésios 5:2

- Deixemos todos os nossos temores e medos, porque Deus está conosco. Ele é a nossa força, nossa razão de viver, alegria, esperança e incentivo para continuar.
"O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes."
Deuternómio 31:8
"Por isso assim diz o Senhor DEUS dos Exércitos: Povo meu, que habitas em Sião, não temas..."
Isaías 10:24
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."
 Isaías 41:10

- Somos salvos pela Graça de Deus que nos deu o perdão. Precisamos nós também, perdoar aos outros também.
"...se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe."
Lucas 17:3
"E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve..."
Lucas 11:4
"E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe."
Lucas 17:4

- Ainda que possamos fraquejar ou mesmo cair em tentação, não fiquemos prostrados pela culpa. Se arrependidos deixarmos o nosso pecado e buscarmos o perdão, fiel é Deus para nos perdoar e levantar novamente.
"Portanto dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos."
Zacarias 1:3
"Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;"
Atos 8:22
"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal."
Joel 2:13

- Somos do Senhor, pois comprou por Seu sangue as nossas almas. Ele sempre cuidará de nós. O inimigo pode estar rugindo ao nosso redor, não tem poder sobre nossas vidas. Deus é soberano.
"Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu."
Isaías 43:1
"Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada;"
Isaías 54:4
"E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes..."
Ezequiel 2:6

- Deus exorta-nos e corrige-nos, sempre que necessário, pelo muito amor que nos tem. Aceitemos a Sua correção com um coração arrependido e humilde.
"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."
Apocalipse 3:19
"Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus."
Deuteronômio 8:5
"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso."
Jó 5:17

- O nosso objetivo é falar aos outros do amor de Deus. Falando-lhes acerca do maravilhoso plano da Salvação, o Santo Espírito de Deus contenderá com os corações e fará o resto da obra.
"E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;"
Atos 18:9
"Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações."
1Tessalonicenses 2:4
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
Marcos 16:15

Tenhamos ânimo e nunca desistamos de fazer a vontade de Deus. Entre lutas e dificuldades, veremos o Seu agir e muitos milagres acontecerão.
Deus é fiel e verdadeiro. Bendito seja o Senhor, para sempre.


Deus vos abençoe.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Será o homem senhor da sua vida ou Deus, soberano?

Quantas vezes, falando sobre Deus com nossos amigos, colegas ou conhecidos que não têm ainda a salvação, somos confrontados com as seguintes perguntas:
"Se Deus é amor e tem todo o poder, porque razão tanta gente sofre e tantas crianças morrem, no mundo?"
"Como se atreve Deus a não ajudar a humanidade, que Ele criou?"
Mas nós, que já somos salvos, sabemos qual seria a questão correta a fazer:
"Como é possível, que Deus sabendo tudo o que já fizemos, pensamos e dissemos, permita que continuemos vivendo e não nos consuma, destruindo?"
Enquanto não pensarmos assim, vamos acreditar que há pessoas que não são dignas da ira do Deus omnipotente e que é do homem a supremacia. Mas não é assim.
No entanto, tem sido o próprio homem a procurar a sua destruição.

Não podemos querer que tudo gire à nossa volta, nem julgar Deus por nem sempre fazer aquilo que queremos que aconteça.
Nós queremos decidir e estar no controlo, mas não podemos querer um Deus que seja omnipotente, mas não soberano.
Deus não vive de acordo com a nossa vontade, mas vivemos nós pela Sua grande misericórdia e imensa Graça. Por amor ao homem, ainda permite que todos disfrutem da natureza, ainda que continuem pecando.
Deus é soberano. Deus é Amor, mas também é Justiça.
"Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir."
2Crónicas 20:6

Não é fácil ser-se fiel, hoje em dia. Talvez nunca tenha sido fácil, mas atualmente os desafios que os que querem manter-se santos enfrentam, parecem ser mais difíceis do que nunca.
Hoje vivemos numa época em que a cultura parece estar toda dedicada ao sexo. Ele está sempre ao nosso redor e mal conseguimos evitar a sua sedução.

No mundo, onde quer que possamos ir, no que quer que possamos assistir ou ouvir, somos confrontados e tentados.
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."
Tiago 1:14
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
1Coríntios 10:13

O inimigo tem conseguido dominar muitas vidas através da pornografia, especialmente os jovens (rapazes e raparigas) que hoje em dia, tão facilmente encontram em qualquer computador ligado à internet. Talvez conheçamos exemplos ou até já tenha passado por isso. Talvez esteja lutando contra, mas tenha descoberto que é muito difícil parar, mais do que alguma vez imaginou e deu-se conta que o mal está enchendo a sua mente e mudando o seu coração.
A pornografia traz impureza ao puro, egoísmo ao altruísmo. Quem se entrega à pornografia, tem toda a sua percepção da sexualidade alterada.
É violência e "desamor". É uma perversão da sexualidade, não uma verdadeira forma dela, e algo que ensina a violência e degradação em detrimento do prazer mútuo e intimidade. É sobre conquistas. É o oposto da intenção de Deus para o sexo.
A pornografia desvincula o amor do sexo, deixando o sexo como a satisfação imediata dos desejos mais básicos. Ela vive para além das regras e da ética e da moralidade. Ela existe muito além do amor.
Deus tenha misericórdia dos inúmeros jovens, mesmo jovens cristãos, que trazem consigo toda esta bagagem pornográfica, despertando-os deste sonho mau e limpando as suas mentes e coração do pecado.

A Bíblia é clara em relação à santificação, ela é uma exigência da parte do Senhor, para conosco e somos nós que a temos de buscar.
"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus."
2 Coríntios 7:1
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição."
1 Tessalonicenses 4:3

Além da santificação, a Palavra de Deus sustenta um belo valor que, embora difícil, leva a profunda satisfação e uma grande recompensa: a perseverança. Ela é especialmente necessária na nossa geração, tão vacilante.
"Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma."
Provérbios 16:17
"Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis..."
Salmos 31:23

Guardemo-nos pois irmãos, do mal que o inimigo que rugindo ao nosso redor, coloca à nossa frente.
Possamos buscar a santificação, sendo preserverantes no caminho da Salvação, não nos desviando.
Mas sabemos que, se cairmos, temos um advogado perante Deus. Jesus é fiel e verdadeiro e nos levantará se tão somente arrependermo-nos e não permanecermos no pecado.

Deus deseja usar-nos para levarmos a benção aos outros, satisfazendo o desejo do nosso coração e colocando nossas vidas nos planos maravilhosos que tem para nós.
Alegremo-nos, Deus é bom e maravilhoso, como ninguém.
"O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado."
Deuteronômio 28:12
"E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações."
Atos dos Apóstolos 14:17


Deus vos abençoe.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O padecimento dos justos e o livramento de Deus.

A vida do crente nem sempre é fácil. Deus não nos prometeu uma vida sem problemas, mas sim cuidar de nós, ajudar e proteger.
"...o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus."
Salmos 40:17
"Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Deuternómio 4:9

A vida de Paulo foi uma soma de lutas e vitórias. Desde que Deus lhe apareceu e os seus olhos foram "abertos", não parou mais de trabalhar na obra, sendo guiado pelo Senhor para espalhar o evangelho.
Recordemos a vida de Paulo a partir desse dia, com apenas alguns exemplos:
- Deus quiz salvar Saulo e usar este homem que, perseguindo a igreja tão diligentemente, pensava estar fazendo a vontade de Deus.
"... indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues."
Atos 22:6-8

- Deus preparou o seu caminho. Tendo ficado cego após ver a forte luz e ouvir a voz de Deus, foi levado a Ananias.
"...Ananias, homem piedoso conforme a ...", "Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido."
Atos 22:12-15

- Deus falou a Paulo no templo, enquanto ele orava.
"E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim."
"E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe."
Atos 22:17-18/21

- Cedo, o inimigo instigou as gentes contra Paulo, de forma a detê-lo.
"E ouviram-no até esta palavra, e levantaram a voz, dizendo: Tira da terra um tal homem, porque não convém que viva."
Atos 22:22
"O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele."
Atos 22:24
"Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca."
Atos 23:2
"E, quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração, e juraram, dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. E eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração."
Atos 23:12-13

- Deus, sendo soberano, apenas permite que certas coisas venham à nossa vida. O inimigo não tem poder sobre nós, pois somos do Senhor. Ainda que nos aconteçam coisas más, Deus o transformará em bençãos.
Podemos ver como Deus agiu e deu sabedoria a Paulo.
"E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?"
Atos 22:25
"E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado."
"E, havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza."
Atos 23:6/10
"Agora, pois, vós, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanhã, como que querendo saber mais alguma coisa de seus negócios, e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar. E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo."
Atos 23:15-16

Deus também animou Paulo, para que não perdesse a força, apesar das dificuldades e mantivesse a ousadia.
"E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma."
Atos 23:11

Paulo passou por muitas dificuldades, lutas, prisões e julgamentos. Mas em tudo, viu a mão de Deus ajudando e livrando-o da morte, até que chegou o momento d'Ele o chamar.
Que alegria será se nós terminarmos a nossa jornada, podendo dizer o mesmo que Paulo.
Guardemos os seus conselhos e apliquemos à nossa vida.
"...sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."


Deus vos abençoe.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Atentendo aos conselhos da Palavra de Deus.

Conselhos de sabedoria, para aplicarmos à nossa vida:

- Aprendamos de Deus e guardemos os ensinamentos.
"Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento."
Provérbios 23:12
 
- De nada nos aproveita deixar tudo para buscar as riquezas.
"Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia."
"Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro."
Provérbios 23:5/22:1
 
- Não enganemos aos outros para ganharmos dinheiro.
"Pesos diferentes são abomináveis ao SENHOR, e balança enganosa não é boa."
"Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte."
Provérbios 20:23/21:6
 
- É impossível enganar Deus, Ele sonda os nossos corações.
"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações."
Provérbios 21:2
"...serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre."
1Crónicas 28:9
 
- Deus abençoa os que se humilham e O temem.
"O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida."
Provérbios 22:4
"O SENHOR eleva os humildes..."
Salmos 147:6
 
- Devemos ajudar os que precisam de nós.
"O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido."
"O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra."
Provérbios 21:13/21
 
- Afastemo-nos da tentação do mal, para que não caiamos.
"O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando."
Provérbios 22:3
"...não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal."
Lucas 11:4
 
- Devemos ser sábios e acalmar os ânimos exaltados.
"...o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma. Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido."
"O presente dado em segredo aplaca a ira, e a dádiva no regaço põe fim à maior indignação."
Provérbios 20:2-3/21:14
 
- Não amemos os prazeres da vida.
"Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão."
"O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá."
Provérbios 20:13/21:17
 
- Não desejemos mal aos que nos rodeiam.
"A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos."
Provérbios 21:10
"...amar o próximo como a si mesmo..."
Marcos 12:33
 
- Não falemos demasiado, preferível é calarmo-nos do que falar mal.
"O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios."
"O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias."
Provérbios 20:19/21:23
 
- Não sejemos soberbos.
"O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba."
Provérbios 21:24
"A soberba do homem o abaterá..."
Provérbios 29:23
 
- Demos de coração aberto, sem segundas intenções.
"O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém."
Provérbios 21:26
 
- Andemos perante Deus em temor e louvemo-l'O de coração.
"O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!"
Provérbios 21:27
"Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores à memória da sua santidade."
 Salmos 97:12

- Respeitemos os nossos país.
"O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele."
"O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas."
Provérbios 20:7/20:20

- Não procuremos a vingança.
"Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará."
Provérbios 20:22
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor."
Romanos 12:19

- De Deus vem toda a sabedoria.
"Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR."
Provérbios 21:30

- É Deus que nos dá a vitória.
"Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória."
Provérbios 21:31

- É Deus que guia nossos passos.
"Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?"
Provérbios 20:24

Deus é o fiel amigo, sempre pronto a nos ajudar, que nos comprou a vida eterna, salvando nossas almas da perdição e que tem planos maravilhosos para a nossa vida.
"Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões."
Daniel 6:27
"Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos."
Romanos 14:9


Deus vos abençoe.

terça-feira, 23 de março de 2010

A fé que Jesus admira.

Jesus elogiou um centurião romano, que vindo em busca de cura para o seu criado, deu uma lição de fé aos judeus que O seguiam .


Tal como ele, quando temos uma fé verdadeira, mostramos atitudes diferentes do mundo:
- Compaixão pelos que sofrem. ( veio em busca de cura, indo ter com Jesus )
"...jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado."
Mateus 8:6
- Amor pelos mais fracos. ( mesmo sendo um mero criado seu, deu-se ao trabalho de ir em procura de cura )
"...o meu criado jaz em casa, paralítico..."
Mateus 8:6
- Humildade e submissão. ( chegou perto de Jesus, rogando-lhe, pedindo o Seu favor )
"...chegou junto dele um centurião, rogando-lhe..."
Mateus 8:5
- Respeito e consideração. ( tratou Jesus por Senhor, considerando-O mestre e superior )
"...dizendo: Senhor..."
Mateus 8:6
- Consciência da nossa condição ( sabendo-se pecador, achou-se indigno que Jesus, Santo, fosse a sua casa )
"...Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado..."
Mateus 8:8
- Crer no Poder da Palavra de Deus. ( sabia que bastava que Jesus o dissesse, e o seu criado seria curado pelo Poder da Sua Palavra )
"...dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar."
Mateus 8:8
- Reconhecer a Autoridade de Deus. ( mostrou que reconhecia que Jesus agia com a autoridade do próprio Deus )
"E o centurião, respondendo, disse: Senhor...dize somente uma palavra..."
"Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens..."
Mateus 8:8-9
- Aceitar a Soberania de Deus. ( aceitou a soberania de Jesus, pois como centurião, tinha autoridade sobre seus soldados e criados, eles faziam conforme ele lhes mandava )
"Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz."
Mateus 8:9
- Crer que Deus tudo pode fazer. ( demonstrou claramente total confiança no Poder que Jesus tinha, em salvar e curar )
"...o meu criado há de sarar."
Mateus 8:8
 E que grande foi o elogio que Jesus deu a este militar romano.
"E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé."
Mateus 8:10

Jesus então honrou a sua fé, curando prontamente o seu criado.
"Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou."
Mateus 8:13
 Sendo o romano, símbolo do mundo, os judeus são o símbolo da igreja.
Por vezes, Deus usa os ímpios para nos dar uma lição, para nos despertar e para ensinar-nos (igreja) os seus valores, princípios e prioridades.
 Como podemos nós duvidar ainda?
Não vimos Deus agir mas ainda não acreditamos no Seu Poder?
Nós ouvimos a Sua voz mas não obedecemos?
Temos conhecimento mas não o aplicamos?
Temos a Solução para o pecado mas não a revelamos?

 
Que Deus tenha misericórdia da sua igreja.
Vivamos aguardando e desejemos ardentemente que Deus abra as janelas do céu e derrame de sobremaneira o Seu Poder maravilhoso, a Sua santa Unção e as Suas preciosas bençãos, como nunca, sobre nós. Então iremos em poder e força, ousadamente falar aos ímpios, pregar e testemunhar e os sinais nos seguirão, como profetizado por Jesus.
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."
Marcos 16:15-18


Deus vos abençoe.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Buscando a direção de Deus, antes de agir.

Quando tudo parece estar bem, esquecemo-nos facilmente de pedir a direção de Deus.
Quando tomamos decisões por impulso, decidimos por nós próprios e não consultamos Deus. Surge então uma oportunidade para que o inimigo nos dificulte a vida.
Um crente que ora, tem uma relação íntima com Deus, afasta-se da tentação do mal, não procura prazeres mundanos, depende da vontade de Deus para tudo em sua vida, confia e espera no Senhor.

Atentemos para o que a Palavra de Deus nos ensina.
Davi finalmente subira ao trono e viu-se confrontado com a invasão do território pelos filisteus.
Davi podia pensar que era uma afronta pessoal, um teste às suas capacidades de governante e agir de imediato. Mas em vez disso, Davi foi ao Senhor, pediu direção e sabedoria para lidar com a situação.
Davi fez o que era certo, orou antes de agir.
"E entendeu Davi que o SENHOR o tinha confirmado rei sobre Israel; porque o seu reino tinha sido muito exaltado por amor do seu povo Israel."
"Ouvindo, pois, os filisteus que Davi havia sido ungido rei sobre todo o Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, logo saiu contra eles."
"Então consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o SENHOR lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos. E, subindo a Baal-Perazim, Davi ali os feriu; e disse Davi: Por minha mão Deus derrotou a meus inimigos, como se rompem as águas..."
1Crónicas 14:2/8/10-11

O Senhor concedeu a vitória a Davi e deixou bem claro, perante todos, que apenas Ele é Deus.
Era costume da época, os povos levarem os seus ídolos à frente da batalha, para que os livrassem e dessem vitória. Deus fez Davi vencer os filisteus e trazer vergonha sobre os seus deuses.
"E deixaram ali seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem a fogo;"
1Crónicas 14:12

Mas quando tudo parecia voltar ao normal, novamente e de repente, os filisteus voltam a atacar o território, testando novamente as qualidades de líder de Davi.
Uma vez mais, Davi não esquece de depender de Deus e vai novamente pedir direção ao Senhor.
Deus é exaltado com a fidelidade de Davi e mais uma vez, dá-lhe vitória sobre o inimigo.
"Porém os filisteus tornaram, e se estenderam pelo vale. E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás, e vem a eles por defronte das amoreiras; E há de ser que, ouvindo tu um ruído de marcha pelas copas das amoreiras, então sairás à peleja; porque Deus terá saído diante de ti, para ferir o exército dos filisteus. E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeom até Gezer. Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o SENHOR pôs o temor dele sobre todas aquelas nações."
1Crónicas 14:13-17

Aprendamos com Davi o valor da oração.
- Orar antes de agir, mesmo que o ataque do inimigo seja súbito e estejamos tentados a agir de imediato.
- Ouvir e atender ao que Deus nos diz, dar-nos-á a vitória.
- Nem sempre uma batalha ganha significa que a guerra terminou, por vezes teremos de voltar a lutar.
- Apenas orando receberemos direção da parte de Deus, que pode ser bem diferente daquilo que faríamos por nós próprios.
- Nem sempre nos apercebemos do mal que evitamos, ao fazermos a vontade de Deus. Mas quando não a buscamos ou não a fazemos, vemos bem as coisas más nos acontecem.
- Por muitas vezes sermos teimosos e casmurros, somos os grandes responsáveis pela maior parte dos problemas que vêm à nossa vida. Deus gosta quando finalmente reconhecemos que precisamos d'Ele e pedimos direção e ajuda, declarando que nada podemos fazer por nós próprios.

Achei muito interessante o seguinte pensamento, porque é bem verdade:
"Se pudessemos dar um pontapé à pessoa responsável por cada problema que nos criou, ficariamos seis meses sem nos sentar."
É interessante, não é? Faz-nos pensar em como Deus é tão paciente e por Sua misericórdia nos ama tanto...

Procuremos então, quando nos virmos confrontados com situações repentinas em que nos dê vontade de prontamente responder, orar ao Senhor e depositar tudo a Seus pés. Ele saberá como guiar-nos para sermos vencedores.
"...Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;"
"...Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."
Atos 4:19/5:29
"Serviremos ao SENHOR nosso Deus, e obedeceremos à sua voz."
Josué 24:24


Deus vos abençoe.

domingo, 21 de março de 2010

Não julgando, mas tentando compreender os outros.

Colocarmo-nos na posição de outra pessoa nem sempre é fácil, mas nós precisamos fazê-lo.
Perguntemo-nos porque razão certa pessoa age de determinada maneira ou porque enveredou numa vida de devassidão. Em vez de julgarmos e acusarmos, mostremos amor e compaixão.

Jesus mostrou compaixão por uma mulher apanhada em pleno adultério. O castigo pela Lei era a morte por apedrejamento, mas Ele sabiamente, demonstrando um amor enorme, livrou-a da morte e salvou-a.
"E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:4-12

Jesus aceitou que uma prostituta lhe caiu-se aos pés e ungisse seus pés com perfume. Qualquer outra pessoa, conhecendo o que essa mulher fazia, rejeitaria de imediato tal gesto, mas Jesus não. Ele aceitou e agradou-se porquanto ela o fez com sinceridade e arrependimento.
"E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz."
Lucas 7:37-50

Jesus também mostrou claramente que as crianças, vistas como incómodo, fonte de barulho e distração, são no fundo um exemplo para nós, pois crêem incondicionalmente em Deus, são sinceros e humildes de coração e deles é o céu.
"Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali."
Mateus 19:13-15
"E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar."
Mateus 18:2-6

Até mesmo na cruz, Jesus demonstrou o seu grande amor e perdão pelos outros, ainda que indignos e condenados pela sociedade. Ao malfeitor condenado à morte de cruz que defendeu Jesus, reconhecendo-se pecador, mas que declarou que Jesus era Santo, que era Rei e Senhor, deu-lhe o perdão dos seus pecados e a salvação da sua alma.
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
Lucas 23:39-43

Antes de julgarmos, pegar em pedras para condenar e "matarmos" aos nossos próximos, vamos imaginar-nos na situação em que se encontram e mostrar o amor de Deus, que está em nós, para com eles.
Veremos então, Deus contendendo em seus corações, que os levará arrependimento e salvação das suas almas, para a honra e glória do nosso maravilhoso Salvador e Rei.
"...perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?..."
Mateus 18:32-33
"Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido."
Mateus 18:11


Deus vos abençoe.

sábado, 20 de março de 2010

Procurando ser uma igreja preparada e fiel.

Que tipo de igreja somos?
Somos nós retos aos olhos do Senhor (ou vivemos em pecado constante)?
O nosso desejo é servir a Deus (ou servirmos as nossas necessidades)?
Olhamos para os outros com amor (ou afastamo-nos daqueles que mais precisam de Deus)?
Buscamos cumprir os mandamentos de Deus (ou vivemos indiferentes à Sua Palavra)?
Somos nós um exemplo para os que nos rodeiam (ou trazemos vergonha ao evangelho de Cristo)?
Em suma... somos nós salvos nascidos de novo (ou apenas religiosos) ?

São muitas as perguntas que precisamos fazer a nós próprios. Sejamos sinceros e procuremos responder com honestidade.
"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã."
Tiago 1:26
"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Tiago 1:27

O mundo está caminhando para a condenação, a passoa largos. Cada vez mais, estão vivendo enredados no ocultismo, em prostituição física e espiritual, entretidos pelos mais váriados entretenimentos.
A vida tornou-se uma competição e a disputa é bastante cruel. O que mais importa é lutar para conseguir-se alcançar os objetivos.
- A grande necessidade das pessoas é encontrar amor desinteressado e verdadeiro, pois estão fartas de ódio, de indiferença e de se sentirem usadas e espezinhadas pelos outros.
Amar também é viver em função dos outros, preocuparmo-nos, ajudarmos e sofrer com eles.
"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados."
1João 4:10
"As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo.."
Cantares de Salomão 8:7

No mundo vive-se com insegurança, num sobressalto constante, nunca sabendo como vai ser o dia de amanhã. Amarrados a um trabalho, deixa-se tudo o resto para trás: família, amigos, nosso próprio bem-estar, em função de poder ganhar mais dinheiro. Dinheiro que nunca é suficiente, nem compra a paz de espírito que precisamos.
- As pessoas precisam encontrar algo que lhes dê segurança, paz, tranquilidade e que ponha ordem nas suas prioridades.
"Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo."
Isaías 41:13
"Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?"
Jó 4:6

O sentimento de tristeza e angústia é algo normal. Pôs-tas em último plano, as relações conjugais e familiares tornam-se muito difíceis. Dá-se um maior afastamento da família ainda e uma procura de algo que encha o vazio, que aumenta e dói no coração.
- Todos necesitam encontrar a verdadeira felicidade e viver cheios de alegria, encarando a vida com outros olhos.
"Apega-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem."
Jó 22:21
"Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra..."
Isaías 58:14


Enquanto o mundo afunda-se mais e mais em iniquidade, o desânimo dispara e continua a crescer. Até que, em muitos casos, os leva a considerar o suicídio como algo a considerar, preferível a uma vida vazia, oca e problemática.
- É necessário encontrar-se ânimo para viver. Afastar-se do mal, deixar de praticar tudo o que traz angústia ao coração e viver por uma razâo, é a solução.
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações."
Tiago 4:8
"...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:9

Nós, igreja, precisamos mudar a nossa maneira de viver.
Deus está despertando o Seu povo, porque em breve virão tempos difíceis, em que muitos virão em busca de auxílio e refúgio, pelas portas dos templos. Então aí, nós teremos de estar preparados para receber, acarinhar e ajudar todos quanto procurarem a Deus.
Como daremos nós aquilo que não temos? Como mostraremos aquilo que não somos?
Deus tenha misericórdia de nós!
Atendamos à voz de Deus, que quer reacender a chama do Espírito dentro de nós e voltar a moldar o nosso coração. Sejamos pois vasos valorosos, prontos a servir e canais de onde corra a benção de Deus.
"Atendei-me, povo meu e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos."
Isaías 51:4
"Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á."
Mateus 7:8


Deus vos abençoe.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Um exemplo para nós, as últimas palavras de Jesus.

Jesus é o nosso perfeito exemplo. Até na Sua morte, nós podemos ver o Seu caráter puro e o Seu desejo em agradar ao Pai, mostrando amor, íntima compaixão e perdão.
Relembremos as últimas palavras de Jesus, antes da Sua morte.

- Jesus confirmou, sem receio, quem Ele era, perante as autoridades civis e religiosas.
"E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes."
Marcos 15:2
"És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu."
Marcos 14:61-62
 
Como Jesus, não nos devemos envergonhar do evangelho de Cristo, nem temer o mal que nos possam fazer.
"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos."
Marcos 8:38
"Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos."
Lucas 9:26

- Guardou silêncio, nos momentos oportunos.
"Mas ele calou-se, e nada respondeu..."
Marcos 14:61
"Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava (espantava-se)."
Marcos 15:5

Como Jesus, por vezes, é melhor calar-nos que responder "à letra" àqueles que nos injuriam e irritam, para que não pequemos.
"Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos."
Salmos 4:4

- Sofreu pelas gentes de Jerusalém, pela destruição futura dessa cidade.
"Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos."
Lucas 23:28-30

Jesus sentia o sofrimento das pessoas que o rodeavam e compadecia-se de todos eles, também nós devemos ter íntima compaixão pelas almas errantes e perdidas.
"E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores."
Lucas 7:13

- Intercedeu pelos seus opressores, no mesmo momento em que era crussificado e escarnecido.
"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..."
Lucas 23:34

Jesus ensinou-nos a amar os nossos inimigos e a interceder pelos que nos aborrecem.
"Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?"
Mateus 18:33
"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"
Mateus 5:44

- Certificou-se de que sua mãe ficava bem entregue.
"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava (João) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa."
João 19:25-27

Precisamos amar os nossos familiares e principalmente, amar e honrar os nossos pais.
"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;"
Efésios 6:2
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."
Êxodo 20:12

- Mostrou amor e perdão, para com o pecador arrependido.
"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
Lucas 23:40-43

O amor de Jesus é realmente extraordinário. Na situação em que se encontrava, ainda assim, demonstrou tão grande amor, perdoando e dando a Salvação ao criminoso com Ele crucificado, que O reconheceu como estando inocente, sendo Senhor e Rei.
Devemos, assim como Jesus, perdoar sempre, desculpar quando nos ofendem, amar a todos, sem exceção.
"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas."
Marcos 11:25
"Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão."
Lucas 6:37

- Cumpriu as escrituras, em tudo o que fez.
"Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca."
João 19:28

A Palavra de Deus é viva e eficaz, penetra fundo na nossa alma e dá-nos o entendimento para conhecermos a vontade de Deus. Precisamos meditar nela e sempre desejar cumprir os seus ensinamentos.
"Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos do SENHOR teu Deus."
Deuteronômio 12:28
"O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam."
2Samuel 22:31

- Consumou o plano da Salvação da humanidade, sendo fiel até à morte e morte de cruz.
"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou."
Lucas 23:46
"Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."
João 19:30

Assim como Jesus cumpriu o propósito, pelo qual veio ao mundo, também nós (igreja) precisamos cumprir o nosso objectivo principal: pregar a Palavra de Deus a todos os homens, para que possam crer e sejam salvos.

As últimas palavras de Jesus antes de ascender ao céu.

- Deu a grande comissão à sua igreja, para que espalhassem o evangelho por toda a parte e derramou sobre ela o Seu Poder, para que em Seu nome pregassem a Sua Palavra, operassem milagres, prodígios e libertassem os endemoniados, expulsando o inimigo.
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."
Marcos 16:15-18

Prepara-nos, Senhor. Desperta-nos para a Tua obra.
Renova-nos, enche-nos com o Teu Espírito, reveste-nos com o Teu Poder, derrama sobre nós a Tua unção, dá-nos ousadia e força, pois precisamos da Tua mão transformadora sobre nós.
Façamos nós a nossa parte e Deus nos abençoará, fazendo a Sua.
Procuremos santificarmo-nos, afastarmo-nos da tentação do mal, buscar mais ao Senhor, ler e meditar a cada dia na Sua Palavra, orar e interceder pelos outros e ter comunhão com os irmãos, indo à igreja.


Deus vos abençoe.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vida de facilidade e conforto ou de entrega total e lutas?

A maneira como nós encaramos a nossa vida cristã, faz com que nós sejamos fiéis servos de Deus ou apenas crentes aderentes de uma religião. É importante analisarmos o que pensamos sobre isto.

Há pessoas que pensam que entregar a vida a Cristo, viver para Ele e congregar numa igreja, não é mais do que fazer um "cruzeiro".
Embora gostem da música que é tocada a bordo (tempo de louvor), não são muito amigos do capitão, nem da tripulação (pastor e obreiros). Questionam-se se o serviço é bom o suficiente (o culto) e a sua maior preocupação é se as suas necessidades estão sendo satisfeitas (se estão ouvindo o que gostam de ouvir).
O seu maior desejo é que a viagem seja agradável (não hajam provações, nem lutas) e claro, não vão preescindir do seu conforto (ajudar, trabalhar em prol dos outros, nem pensar).

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te."
Apocalipse 3:15-19
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16:26

Mas a Bíblia mostra-nos que aceitar a Cristo, nascer de novo e congregar numa igreja, é mais como estar a bordo de um navio de guerra.
Devemo-nos assegurar que o barco vai numa missão nobre e clara (saindo do conforto, trabalhando para ganhar almas) e que o capitão do navio submete-se a uma autoridade superior e é guiado por ela (por Deus e pela Sua Palavra). É necessário que os novos membros estejam sendo equipados para vencer (recebendo conhecimento verdadeiro sobre Deus e o incentivo necessários para se firmarem e crescerem) e que já sejam capazes, eles próprios, de contribuir de forma significante na obra (estando empenhados em servir, contribuindo com tudo o que Deus lhes deu).
Eles também serão honrados pelos seus esforços (Deus os transformará, ajudará e os abençoará).

"O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;"
"Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem..."
Romanos 2:6-7/10
"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
Apocalipse 3:21-22

Qual é a nossa situação? Em que "barco" vemos-nos a navegar? Ainda há tempo de mudar...
Deus está despertando o Seu povo, para que nós possamos ir até aqueles que ainda não conhecem a Sua Palavra de Amor e Salvação, e estão vagueando, perdidos em seus delitos e pecados.
"Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."
1João 4:9
"Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo."
João 17:18
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."
1João 5:4

Vamos, continuamente buscar ao Senhor, desejá-l'O, louvá-l'O e adorá-l'O, esvaziando-nos de tudo o que seja impedimento para que Deus trabalhe em nós e use nossas vidas para o crescimento da Sua obra.
"O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo. Também no caminho dos teus juízos, SENHOR, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma. Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te..."
Isaías 26:7-9


Deus vos abençoe.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Olhando para Jesus, nosso perfeito exemplo.

A importância do modo como nós, os salvos do Senhor, devemos levar a nossa vida.
Precisamos olhar para Jesus e procurar ser como Ele é. Não por nossas forças, mas entregando-nos a Deus, para que nos molde e use para salvação dos que estão ao nosso redor.
Eis algumas coisas que o crente salvo e fiel a Deus, deve procurar fazer:

- Pregar a Palavra pura, vivendo de acordo com ela.
"Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina."
"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,"
Tito 2:1/7
"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes."
Tito 1:9
"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Efésios 4:14
"Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente..."
Jeremias 48:10

- Ter uma linguagem decente.
"Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós."
Tito 2:8
"Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura."
Romanos 3:13-14

- Ter uma fé firme e uma santa esperança.
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,"
"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras."
Tito 2:11/13-14

- Viver sobriamente, sem cometer excessos.
"Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;"
Tito 1:7-8
"Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;"
"Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados."
Tito 2:2-3/6

- Ser um exemplo para os que nos rodeiam.
"Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
Tito 2:4-5

- Não participar em lutas, facções ou discutir sobre meras opiniões.
"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs."
Tito 3:8
"Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;
2Coríntios 12:20

- Ser respeitador e servir.
"Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,"
Tito 2:9
"Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;"
Tito 3:1

- Ser humilde e manso.
"Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens."
Tito 3:2
"E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR;"
Isaías 29:19

- Ser grato a Deus, pela sua misericórdia.
"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;"
Tito 1:2
"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna."
Tito 3:5-7

- Ter uma conduta exemplar, não enganando.
"Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador."
Tito 2:10
"Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano."
Salmos 34:13

- Procurar ser santo, para agradar a Deus.
"Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,"
Tito 2:12
"E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus."
Levítico 20:26

- Falar com ousadia e com autoridade, em nome de Jesus.
"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens."
Tito 3:8
"Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze."
Tito 2:15


Sabemos que não há ninguém perfeito, pois todos pecámos. Apenas Jesus foi achado perfeito e irrepreensível em tudo o que fez. N'Ele jamais houve pecado algum.
É Deus, pela operação do seu Espírito Santo em nós, que nos vai transformando o interior. Retirando tudo o que ainda há de mal em nós e fazendo crescer o nosso conhecimento de Deus. Abrindo as escrituras perante os nossos olhos espirituais e derramando a Sua unção sobre nossa vida.
Nada somos sem Deus, mas com o Seu Amor sobre nossas vidas, tudo poderemos fazer.
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
Romanos 8:35-39


Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...