.
.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O stress e o cansaço físico e mental...

Irá a minha presença contigo, para te fazer descansar." 
Êxodo 33:14


Deus deixou-nos o exemplo, quando Ele mesmo descansou após a obra da Sua criação. Porque outra razão haveria Deus de descansar, quando Ele mesmo nunca se cansa, nem perde as Suas forças?

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera."
Gênesis 2:2-3

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
Isaías 40:28-31


Mas nós, como criaturas que somos, temos corpos físicos, feitos de matéria orgânica, estamos sujeitos ao desgaste, cansaço e a variadas limitações físicas.

"Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações." 
Levítico 23:3 


Deus preparou um jardim perfeito para nós...
No jardim do Éden, tudo era perfeito e propício para o descanso físico e mental: Adão e Eva podiam fazer caminhadas pelo jardim, fazer uma alimentação variada, saudável e equilibrada, visitar todos os seus amigos animais, fazer passeios aos sítios mais lindos (de suspirar) perto das águas vivas do rio que corria pelo jardim e, principalmente, conviver abertamente e constantemente com O Seu maior amigo - Deus!

Quando o homem afastou-se de Deus, a ansiedade, o medo e o cansaço emocional apoderou-se dele.

"...e conheceram que estavam nus..."
"E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim."
Gênesis 3:7-8


É Deus quem renova as nossas forças e restaura o nosso vigor físico e espiritual. É necessário portanto, buscar o refrigério e a renovação espiritual em Deus

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."
Romanos 8:26

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 
2Coríntios 4:16


A competitividade entre empresas e indivíduos devido à ganância pelo lucro a todo custo, juntamente com as novas leis do trabalho, a instabilidade e as constantes alterações das regras, sistemas e programas de computador, e dos nossos afazeres diários que nos priva da liberdade de desfrutar de um tempo sozinho, transformou a nossa vida diária numa correria sem fim, devido ao constante exigência de melhores resultados, valores, pontuações e méritos, nesta grande arena onde todos lutam pela sobrevivência financeira.

Infelizmente, em relação à vida espiritual, a de muitos não é diferente.

"Se te fatigas, correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalos?..."
Jeremias 12:5


Todos precisamos paz, calma e tranquilidade para viver em boas condições psíquicas. Um bom período de descanso é essencial para cada um. O tempo do sono é essencial à vida.

"Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir." 
Isaías 28:12

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviareis."
Mateus 11:28


Precisamos separar o que é bom, importante e verdadeiramente edificante para nós, de tudo o que é supérfluo e, na maioria das vezes, prejudicial para a nossa alma e corpo.
Aprender a descansar em Deus e a entregar a Ele todas as nossas cargas, sejam emocionais, espirituais e até mesmo físicas, é algo essencial para o cristão verdadeiro. Apenas Deus sempre sabe como nos ajudar...

"Finalmente irmãos, Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisto pensais."
Filipenses 4:8

"O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará. Em verdes pastos me faz repousar, e me conduz a águas tranquilas, restaura o meu vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do Seu nome."
Salmos 23:1-3


Este é apenas um exemplo do que a exaustão mental é capaz de fazer a qualquer um:




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...