.
.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pela auto-estima ou por pura vaidade...

Na era dos retoques de computador, o padrão de beleza é algo irreal e impossível de atingir. Devido ao bombardeamento constante de imagens de corpos alterados, os mais  pequenos atingem a puberdade desejando ser diferentes e tornam-se infelizes e vazios.



A perfeição estética sempre foi um dos alvos que todos tentam atingir. Para isso, muitos chegam a recorrer ao uso do bisturi.

São já muitos os portugueses que recorrem a especialistas no Brasil, campeão mundial das cirurgias plásticas, onde são realizadas cerca 1,7 mil operações estéticas por dia, procurando um bom resultado, a mais baixo preço.
Na América, são aproximadamente dois milhões de pessoas que se sujeitam a esses tipos de cirurgias todos os anos, muitos gastam todas as suas economias e sacrificam a sua família, o seu tempo e conforto, sujeitando-se a inúmeras dores e mazelas provocadas pelas intervenções.

Mas, a questão é: a cirurgia plástica será apenas um recurso para aumentar a auto-estima (como muitos defendem) ou será isso apenas uma desculpa para se enquadrarem nos padrões de beleza idílicos da sociedade?

Assim como tudo o que o mundo põe à nossa disposição, alterar o nosso corpo natural (quando está de perfeita saúde) é anti-Bíblico e algo perigoso, já que é arriscado e quase sempre, acaba por viciar.



O inimigo das nossas almas continua enganando a humanidade com várias mentiras:


- Podemos ser (ou parecer mais) jovens para sempre, através da cirurgia estética.

- Não vale a pena viver se não o fizermos "ao máximo" ("vive ao máximo e morre jovem").

- É possível atingir o ideal da beleza através de cirurgias, privações e auto-mutilações.

- Quem é bonito é feliz e amado, é respeitado e é considerado uma pessoa de bem (não tem problemas).


Devido à pressão exercida pelos media, muitos estão dispostos a arriscar perder a sua saúde, grandes quantias de dinheiro e até a sua saúde.
Pior ainda é o resultado catastrófico de muitas das cirurgias, quando mal executadas, e do efeito do envelhecimento em pessoas já submetidas a operações e implantes estéticos.


Quando à razão que leva uma pessoa a fazer cirurgia estética, quando não nasceu com nenhuma deformidade, nem sofreu acidente algum, é pura e simplesmente a vaidade.
Quando a nossa maior preocupação é o nosso próprio aspecto físico, tornamo-nos no nosso próprio ídolo.

A Bíblia adverte-nos contra a vaidade e o orgulho, e também para que não expormos o nosso corpo, chamando a atenção aos que nos rodeiam.

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros."
Filipenses 2:3-4


"Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,"
1Timóteo 2:9


Uma outra consideração deve ser o custo, já que todas as despesas são elevadas e pagas exclusivamente pelo próprio. As vaidades nunca deveriam estar acima das necessidades da família.
Devemos usar com sabedoria os meios (dinheiro) que Deus nos tem confiado.

"Tesouro desejável... há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota."
Provérbios 11:20


"Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
Lucas 16:13


"Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;"
Provérbios 30:8


Neste vídeo, podemos ver o grande risco a que as pessoas se sujeitam quando submetem-se a este tipo de intervenções...

 




A velhice tendo como exemplo o ponto de vista da Bíblia:





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...