.
.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vencendo a nossa carne, em nome de Jesus.

Quando somos provados, nós podemos cair ou ser fortalecidos.
Quando caímos, tendemos a procurar no mundo, aquilo que só é possível encontrar em Deus.
No mundo apenas encontramos substitutos passageiros, que por algum tempo nos distraem dos problemas reais.
"Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis."
Provérbios 8:32-33

Não podemos viver como os que não conhecem a Deus. Precisamos afastar o "velho homem" que por vezes ainda tenta evidenciar-se.
Precisamos renunciar-nos a nós mesmos. Deixar de viver segundo a carne e passar a viver sempre pelo dependência do Espírito de Deus.
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
Mateus 6:24

Para que faça a obra em nós, precisamos colocar Deus antes de nós próprios.
Não esqueçamos que não é por nossa vontade, nem nossas forças que Deus trabalha em nós. Renunciando-nos a nós próprios, abrindo mão de nós mesmos, então o Santo Espírito poderá trabalhar e fará com que cresçamos, mudemos e sejamos realmente novas criaturas.
"Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
"...e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias."
Deuteronômio 6:5/11:1

Não vivamos para o material. O principal objectivo de Deus não é dar-nos riqueza, prosperidade financeira, honras e poder. Deus dá-nos tudo o que precisamos para viver, mas nem sempre aquilo que ambicionamos.
É o inimigo que nos faz correr atrás do materialismo. Usando todos os meios ao seu dispor, leva-nos a pensar que o essencial (para que sejamos crentes verdadeiros) é ter uma boa casa, um emprego bem remunerado, bons carros e muitas engelhocas de alta-tecnologia.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16:26
"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;"
2Coríntios 9:8

Não vamos continuar iludidos com as coisas passageiras da vida.
Procuremos aquilo que é intemporal, riquezas que não acabam, nem se estragam. Procuremos as riquezas do alto, busquemos a Deus revestimento do Espírito Santo.
"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam."
Mateus 6:20

Não nos arrastemos pelas concupiscências do mundo. Quando somos salvos, não podemos viver em pecado. Pois se o fizermos o nosso estado será pior que o primeiro.
Precisamos cuidar da nossa Salvação.
"Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te arguirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre."
Salmos 50:16-22

Para sermos vitoriosos e levarmos uma vida plena, precisamos orar, falar com Deus todos os dias.
"Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás."
"Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus."
Salmos 50:14-15/23

Claro que a vontade de satanás é que não oremos.
Vários são os meios pelos quais o inimigo das nossas almas tenta manter-nos afastados de Deus, impedindo que oremos e tenhamos comunhão:

- O cansaço (físico ou mental) consegue bloquear-nos. Quantas vezes não conseguimos levantar mais cedo e dar os primeiros momentos do nosso dia para o Senhor. Quando chegamos a casa, não vemos a hora de nos deitarmos e adormecer. Andamos envolvidos em tantas actividades que muitas vezes nem temos forças para ficar na presença do Senhor.
"Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor."
Isaías 40:29

- As distrações, surgem das preocupações, responsabilidades e prazos que levam a um esgotar da nossa mente e à consequente falta de concentração. É terrível quando queremos concentrarmos em Deus e outros pensamentos vêm à nossa mente.
Orar em voz alta é uma solução para nos concentrarmos na oração.
"Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz."
Salmos 55:16-17

- A agitação, que por vezes sentimos é causada por falta de tranquilidade. Várias são as causas. Falta de comunhão com Deus, tentações, temor, incredulidade ou falta de perdão. Só atravez da oração podemos vencê-la.
"Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado."
Salmos 55:22

- A impaciência é perigosa. Se formos demasiado apressados e não mostramos fé para esperar em Deus, poderemos tomar decisões erradas e complicar ainda mais a nossa vida.
Por vezes somos muito apressados a orar, não mostrando prazer em estar na presença do Senhor.
Para tudo Deus tem um tempo certo. Precisamos dar também o nosso tempo ao Senhor.
"Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído, Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam."
Isaías 55:2-3

- A falta de ânimo é meio caminho para desistirmos. Porque ficamos desanimados? Todos temos fraquezas, ficamos "em baixo", tememos a derrota e sentimos a maldade dos homens.  Mas não podemos esquecer-nos que Deus não tem quaisquer limitações, não teme a força do homem e está sempre pronto a combater por nós. É na Sua presença que recebemos consolo e ânimo.
"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados."
2Coríntios 4:8
"Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará."
Isaías 35:3-4

- A apatia é o pior estado possível. Estamos numa luta entre o espírito e a carne e quando nos ajoelhamos, querendo orar, nem conseguimos falar...
Por vezes, precisamos de chorar na presença do Senhor. O nosso coração fala mais alto que a nossa boca, ainda que as palavras não saiam. Deus conhece tudo o que nos vai na alma.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á."
Mateus 7:7-8


Vamos vencer a nossa carne, em nome de Jesus. Façamos a nossa parte, esforcemo-nos, pedindo ao Senhor que nos ajude em nossa luta diária.
Deus pode levar o cansaço, as distrações, a agitação, a impaciência, a falta de ânimo e a apatia que estejam em nós, e que nos fazem afastar d'Ele.
Vamos vencer e descansar no Senhor!
"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"
Mateus 7:11
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
Efésios 6:12
"Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR."
Provérbios 8:35


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...