.
.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crentes carnais - um perigo na igreja.

Um dos perigos dentro da igreja são os "crentes carnais", aqueles que andam segundo a carne, apesar de serem crentes.
Estão na origem de todo o tipo de obra da carne, no meio da igreja.
"Porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?"
1Coríntios 3:3

Paulo, testemunha na Palavra de Deus, a situação dos que vivem assim.
"Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte."
Romanos 7:5

Quando somos crentes carnais não conseguimos fazer o bem que queremos, mas fazemos o mal que não queriamos fazer, pelo pecado que habita em nós.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.”
Romanos 7:14-17

Não é possível ser-se um crente carnal, sem que se manifeste as obras da carne, em nós.
“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?”
Mateus 7:16
“Ora, as obras da carne são manifestas..."
Gálatas 5:19

Quando alguém vive continuamente na carne, fica amarrado pelo pecado. E a lei do pecado subjuga-nos às coisas da carne. Só pelo poder de Deus se pode quebrar esse ciclo.
“Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.”
Romanos 7:21-23

O homem natural inclina-se sempre para o mal. É a nossa natureza humana e ainda que nos esforcemos, lutemos contra ela ou tentemos esconder, não poderemos mudá-la por nós próprios."Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte;..."
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."
Romanos 8:5-8

Os crentes que vivem na carne (experimentando todos os "prazeres" que o mundo pode dar) ficam ameaçados pelo poder do inimigo.
Enredados pelas ciladas e armadilhas que o inimigo das nossas almas coloca à nossa frente, caiem em tentação e ficam especialmente amarrados aos pecados de prostituição, impureza e lascívia.
Muitos não consumam esses atos, mas vivem atormentados por pensamentos e desejos desenfreados, incontroláveis, que os domina e leva-os a "enterrar-se" ainda mais no pecado.
"...as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Gálatas 5:19-21

Não há homem que consiga dominar a sua mente, nem com a ajuda de meditações ou filosofias.
Muitos houve que tentaram reprimir esses desejos atravez do exílio e severidade para com o corpo (monges/freiras), jejuns, orações, vigílias, fazendo sacrifícios (católicos); mas a lei do pecado e da morte é mais forte do que o homem.
"Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei."
1Coríntios 15:56

Apenas Deus pode perdoar os nossos pecados, trabalhar no nosso coração, transformar a nossa mente e regenerar o Seu espírito em nossas vidas. Basta humilharmo-nos perante Ele e arrependidos dos nossos pecados clamarmos pelo perdão dos nossos pecados. Só Deus pode purificação os nossos corpos!
"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte."
Romanos 8:2

O "crente carnal" é um elemento perigoso no seio da igreja por várias razões:

- É uma fonte de divisão e de contenda , tanto na igreja, como no seu próprio lar.
Toma partido por um grupo contra outro, na mesma igreja, não permitindo unidade e consenso.
Cria inimizades de uns contra outros, trazendo mágoa e ressentimento.
Sente ciúme pelos que ocupam cargos de destaque na igreja.
Torna-se hostil, agressivo e maldizente, usando artimanhas para tentar derrubar o "rival".
Quando contrariado ou impedido sente ódio, desejo de vingança e aversão aos irmãos e outras pessoas.
"O orgulhoso de coração levanta contendas..."
Provérbios 28:25

- Tem um grande desejo de exaltação do seu ego. Tem prazer em estar em evidência perante os outros.
Alguns querem ser reconhecidos pela quantidade de dinheiro que oferecem à igreja, outros, por terem cursos académicos ou empregos de topo.
Acha-se superior aos demais e não se "mistura" e possui o seu próprio grupo.
"Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;" 
Isaías 2:12

- Não se preocupa com os seus irmãos, mas unicamente com a sua vida.
Quando elogiado, exalta as pessoas e coloca-os na mais alta estima.
Deseja ardentemente mostrar sua superioridade espiritual para dominar os outros.
"Ainda que eu fosse justo, a minha própria boca me condenaria; ainda que eu fosse perfeito, então ela me declararia perverso."
Jó 9:20

- Apesar de viver em pecado, julga-se espiritualmente superior aos outros.
Considera-se capaz de ensinar aos outros, sendo ele mesmo escravo da corrupção e participante dos mesmos erros. Tenta esconder os seus pecados, camuflando os seus desejos, mas está sempre pronto a apontar e condenar os outros.
Exorta e prega em tom severo, ensinando aos outros, mas não mostrando bom testemunho no seu viver.
Quando contrariado fala contra os outros, buscando com isso justificar a sua vida, achando que com o seu discurso pode encobrir seus pecados.
"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."
Isaías 59:2

- A sua vida cristã baseia-se em emoções. Quando questionado sobre a sua fé e esperança, fala apenas nas experiências dos outros.
Choram, caem, riem, pulam, mas nem sabem em que tropeçam.
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam."
Filo meu, atenta para as minhas palavras;..."
Provérbios 4:18-20

- Precisa continuamente de estímulos.
O arrependimento, a tentativa de consagração e o pedido de perdão a Deus são uma constante na sua vida, pois vive cometendo transgressões. Os desejos mundanos são maiores do que o seu tempo devocional, a leitura bíblica, as orações e a comunhão com Deus.
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;"
Colossences 3:2

- Vive com medo da perdição e com incerteza da salvação.
Tem prazer em disfrutar de tudo o que o mundo lhe dá, não se negando a fazer aquilo que sabe ser pecado.
Mas quando se vê confrontado com a Palavra de Deus, sente-se perdido e com medo do castigo de Deus.
Nessas alturas, busca no momento ao Senhor, clama pelo sangue de Jesus arrependido. Mas logo, a tentação do mundo cerca-o e volta à vida de pecado. A lei do pecado mostra-se superior à sua vontade de obedecer a Deus. Logo em seguida vêm os remorsos e o peso na consciência.
"O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte."
Provérbios 14:27

- Está sempre em dúvida.
Num dia pensa estar convicto da sua fé. Chora, arrepende-se, promete nunca mais cometer uma transgressão, mas logo se vê condenado e envergonhado novamente diante de Deus. Está sempre pronto a fazer alguma coisa para alcançar a vida eterna, mas não está pronto a renunciar tudo quanto tem, nem mesmo da sua vida, para servir só a Jesus.
"Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar."
1Coríntios 9:26

- Vive em continuo remorso. Chorando amargamente, mas voltando ao pecado, vez após vez.
Está sempre pronto a prometer coisas a Jesus, mas na primeira provação, também o nega como fez Pedro.
"E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces."
Lucas 22.32-34

Deus sara as feridas, cura, alivia nas lutas... mas não continuará contendendo para sempre, com aqueles que vivem entre a igreja e o mundo. Não podemos andar às voltas no deserto, para sempre. Um dia não teremos mais oportunidades.
De nada servem as conferências, as pregações de "grandes" pastores, experimentar formulas para ter vitória e bençãos, procurar conhecer mais sobre como nos defender do inimigo, se somos nós próprios que andando segundo a carne, vivemos pecando.

- Se vivermos em pecado, tomaremos decisões carnais e isso levará a que soframos tentações, lutas, dificuldades e apertos. Não seremos vencedores por nós mesmos.
- Se vivermos no Espírito, dependemos de Deus e buscamos em tudo a Sua vontade. Isso leva-nos a viver na certeza da Salvação, tendo vitória sobre a tentação e segurança pela convicção e certeza da vida eterna, em Jesus.
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." 
Hebreus 4:12


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...