.
.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Comendo em pratos de madeira.

Começo por contar uma história, já conhecida, mas que me tocou bastante e também fará o mesmo aos que a lerem.

A história passa-se numa família normal. Dela faziam parte os pais, o velho pai da mãe e o filho, ainda pequeno.
Devido à idade e aos problemas de saúde, o velho pai começou a perder o controlo sobre as mãos. Por vezes deixava cair os talheres e era prontamente repreendido com palavras "ásperas".
Aos poucos começou a deixar cair os pratos também e foi imediatamente castigado. Começou a comer numa tigela de madeira, para não fazer mais estragos.
Continuavam gritando com ele, quando algum talher caía ao chão. E não tardou muito, começou a comer sozinho numa pequena mesa, ao canto da cozinha, para que não sujasse, nem incomodasse os outros.
O velho senhor comia em silêncio, às vezes chorando, vivendo com mágoa e sentindo-se abandonado pelos seus próprios filhos.
O tempo passou e tudo continuou igual.
Um dia, quando o casal se aproximou do seu filho, viram que estava a brincar com umas peças de madeira e perguntaram o que estava ele a fazer.
"- Estou a fazer umas tigelas de madeira!" - respondeu ele, continuando...
"- São para os pais quando forem mais velhos!!"
Estas palavras bateram fundo no coração dos dois. As lágrimas correram pelas suas faces quando eles compreenderam aquilo que estavam fazendo.
Foram aos pés do velho pai e pediram-lhe perdão. Ele prontamente aceitou.
Desde então, o casal não mais perdeu a paciência com o pai. Trataram-no com amor e carinho. E ele nunca mais comeu em pratos de madeira, sentando-se sempre entre os seus, à mesa, todos os dias da sua vida, com alegria e paz.

Interessante, não é? Por vezes é preciso ver a nossa própria condição de vida ameaçada, para nos apercebermos do mal que estamos fazendo.

Mas... e em relação a Deus?
Será que estamos dando o amor e o carinho devidos ao nosso Deus?
Damos-lhe o primeiro lugar ("à mesa", entre os seus filhos)?
Será que quando Deus não nos dá o que queremos, O colocamos de parte (ao "canto" da casa)?
E em vez de lh'E servirmos o que temos de melhor (o nosso tempo, a comunhão, louvor e adoração), damos-lh'E restos em "pratos de madeira"?

Tenhamos cuidado... Pois virá o tempo em que seremos nós a comer desses "pratos"!
"Até quando maquinareis o mal contra um homem?"
"...com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem."
Salmos 62:3-4


Devemos dar bons exemplos aos jovens pois crescerão desejando fazer aquilo com que foram ensinados. Se lhes ensinarmos o bem, a amar a Deus e aos outros, a depender d'Ele e a sermos agradecidos, crescerão firmados na verdade e tornar-se-ão valorosos nas mãos do Senhor. Ainda que se desviem d'Ele, nunca esquecerão a Sua Palavra.
"Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos;"
Salmos 78:2-6

É nosso dever passarmos às novas gerações, aquilo que sabemos sobre Deus, o que Ele tem feito por nós e o reconhecimento pela Sua Graça maravilhosa que nos trouxe a Salvação, para que sejam também elas tementes ao Senhor e andem dignamente diante d'Ele.
"E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus."
"Não guardaram a aliança de Deus, e recusaram andar na sua lei; E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver."
Salmos 78: 8/10-11

É importante falar aos outros tudo aquilo que Deus tem feito em nossa vidas. O testemunho pessoal é uma das melhores formas de evangelização e uma prova, para os que nos observam, que Deus é real e verdadeiro.
"Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como num montão. De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo. Fendeu as penhas no deserto; e deu-lhes de beber como de grandes abismos. Fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios."
Salmos 78: 13-16

Deus é a nossa força. Quando o chão parece fugir debaixo dos nossos pés e à nossa volta não encontramos saída, olhemos para cima! De Deus vem o auxílio. É Ele quem nos levanta e fortalece.
"A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado."
"O minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus."
Salmos 62:1-2/5-7

Não fiquemos prostrados e caídos, não temamos pelo amanhã, mas confiemos no Senhor!
"Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio."
Salmos 62:8

Se cairmos, não permaneçamos no pecado. Reconheçamos a nossa falha perante Deus e supliquemos o Seu perdão. Ele nos perdoará e ajudar-nos-á a vencer a tentação do mal.
Se permanecermos pecando, desprezamos o amor que o nosso Deus nos tem e O magoamos.
"E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão. E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?"
Salmos 78:17-19


O povo de Israel, figura da igreja, durante a sua caminhada pelo deserto insultaram várias vezes a Deus, com suas bocas e seus actos. Vejamos qual a resposta de Deus às suas afrontas:

- Depois de terem assistido às pragas de Deus sobre o Egipto, ao abrir do Mar Vermelho, à núvem que os conduzia e abrigava do sol e à coluna de fogo que os iluminava e aquecia, duvidaram que Deus os pudesse manter no deserto.
"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?"
Salmos 78:19

Resposta de Deus:
"Eis que feriu a penha, e águas correram dela: rebentaram ribeiros em abundância."
Salmos 78:20

- Duvidaram que Deus lhes pudesse dar o sustento necessário para sobreviverem.
"Poderá também dar-nos pão...?"
Salmos 78:20

Resposta de Deus:
"Ainda que mandara às altas nuvens, e abriu as portas dos céus, E chovera sobre eles o maná para comerem, e lhes dera do trigo do céu. O homem comeu o pão dos anjos; ele lhes mandou comida a fartar."
Salmos 78:23-25

- Lembraram-se da carne que comiam no Egipto, desejando voltar para que a tornassem a comer.
"E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite."
"Poderá também...preparar carne para o seu povo?"
Salmos 78:18/20

Resposta de Deus:
"Fez soprar o vento do oriente nos céus, e o trouxe do sul com a sua força. E choveu sobre eles carne como pó, e aves de asas como a areia do mar. E as fez cair no meio do seu arraial, ao redor de suas habitações. Então comeram e se fartaram bem; pois lhes cumpriu o seu desejo."
Salmos 78:26-29

- Mesmo tendo recebido tantas bençãos de Deus e visto o Seu Poder em acção, continuavam falando contra Deus, pecando.
"E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão."
Salmos 78:17

Resposta de Deus:
"Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca, Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriu os escolhidos de Israel."
Salmos 78:30-31

- Apesar de Deus ter consentido que fossem castigados, continuaram pecando, arrazoando em seus corações, nem dando valor a tudo quando Deus fazia por eles.
"Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas."
Salmos 78:32

Resposta de Deus:
"Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia."
Salmos 78:33

- Na aflição, virava-se para o Senhor, buscava-O e clamava a Ele com seus lábios, porém não o faziam de coração sincero, nem cumpriam os mandamentos.
"Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança."
Salmos 78:36-37

Resposta de Deus:
"Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira. Porque se lembrou de que eram de carne, vento que passa e não volta."
Salmos 78:38-39

- Sempre que Deus os castigava pelos seus pecados, aproximavam-se d'Ele e pediam-lhe perdão. Mas novamente se afastavam e voltavam às suas vidas de pecado, fazendo com que Deus não os pudesse abençoar como tanto desejava.
"Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão! Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel."
Salmos 78:40-41

Resposta de Deus:
"...se indignou; e aborreceu a Israel sobremodo."
"E deu a sua força ao cativeiro, e a sua glória à mão do inimigo. E entregou o seu povo à espada, e se enfureceu contra a sua herança."
Salmos 78:59/61-62


Não sejamos assim. Não podemos vaguear para sempre no deserto!
Busquemos ao Senhor enquanto se pode achar, pois agora é o tempo.
Ele sempre estará esperando por nós, sofrendo pelo nosso afastamento, despertando-nos para a verdade.
Cheguemo-nos Áquele que é Poderoso para nos salvar.

Deus não abandonou o Seu povo. No tempo certo levantou outros a quem podia usar, para novamente fazer dele, um povo especial e abençoado, no mundo.
"Então o Senhor despertou..."
"E feriu os seus adversários por detrás, e pô-los em perpétuo desprezo."
"...recusou o tabernáculo de José, e não elegeu a tribo de Efraim. Antes elegeu a tribo de Judá; o monte Sião, que ele amava."
"Assim os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos."
Salmos 78:65-68/72


O nosso Deus é Real e Verdadeiro! Se estamos em aflição ou passando por tribulação, não esqueçamos que Deus pode e vai-nos tirar do vale. Se Deus falou, não podemos duvidar, pois irá acontecer.
A Palavra de Deus nunca volta para trás vazia, cumpre sempre o seu efeito. Pela Sua Palavra, Deus criou todas as coisas. Tudo o que existe formou-se pelo Seu falar.
Deus é Santo. Não pode mentir. Quando Deus determina alguma coisa, ela vai-se cumprir.
"Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá.
Salmos 81:7
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Mateus 7:8


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...